Matemática Estágios Supervisionados
Por: 200825 • 9/9/2022 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Nos Estágios supervisionados em matemática pode ser destacar que possibilita ao licenciado o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a prática docente, para a produção de saberes para ensinar e, ainda, para a reflexão sobre a atividade docente, oportunizando um conjunto de conhecimentos e de reflexões, de informações, de possibilidades e de aprofundamento no estudo das diversas questões relacionadas à educação. O Estágio, de uma forma geral, revela-se para os acadêmicos como um componente curricular, gratificante, enriquecedor e desafiador, devido à oportunidade de aprimoramento dos múltiplos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na universidade; por outro, como problematizador, o conflituoso e contraditório, porque impõe ao estagiário circunstâncias novas, nunca vividas, representando o momento de embate com situações perturbadoras, principalmente pela indisciplina e falta de respeito para com o professor. É importante destacar que o Estágio Supervisionado deve ser visto como espaço de diálogo, de superar barreiras, de favorecer melhores aprendizagens.
No Estágio Supervisionado em matemática com espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente aponta o estágio como eixo central nos cursos de formações de professores, ao trazer possibilitando de trabalhar aspectos na construção de identidade do profissional docente. A análise, articulações e reflexões críticas possibilitam ao estagiário assumir posturas diferenciadas em relação a prática tradicional e conteudista de ensino em matemática. Tomando assim consciência de que a sala de aula é um espaço de aprendizagens podendo utilizar diferentes metodologias de ensinos com métodos dinâmico potencializando ensino e proporcionando repercussões sobre o seu desenvolvimento profissional.
Para pontuar uma educação de qualidade ofertada pelas escolas o Governo criou programas que fomentam reinvindicações referente a qualidade da educação, (LDBEN nº 9394/96) onde o atual cenário educacional necessita de uma gestão democrática e participativa dando voz as famílias, alunos, professores, funcionários, escola e comunidade através de um Projeto Político Pedágio (PPP) construído coletivamente.
O PPP quando construído democraticamente, apresenta a filosofia da escola, mostrando seus anseios e suas dificuldades por meio de diagnóstico “A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência de seu projeto político pedagógico “(GADOTTI,2001, P.35, grifos do autor).
Podendo a escola aborda contextualizações referente a história, filosofia, além de traçar diretrizes e diagnosticar a realidade que precisa ser pautada com ações que envolvem todos os atores da escola proporcionando uma maior participação, objetivando o bem comum que é o processo de ensino e aprendizagem de qualidade com trabalho integrado para o sucesso educacional dos educandos.
...