RELATORIO FINAL DE MATEMATICA
Por: Vee.hsp2 • 12/11/2020 • Relatório de pesquisa • 2.774 Palavras (12 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
licenciatura em matemática
manoel rodrigues de sousa
RELÁTORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO EDUCACIONAL
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
manoel rodrigues de sousa
RELÁTORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO EDUCACIONAL
Relatório Final de Estágio apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão Educacional.
Tutora: Brunna Raquel Passos da Silva Rubem
PEDRO II – PIAUÍ
2020
SUMÁRIO [pic 7]
1. INTRODUÇÃO 4
2. ESTUDO DO ARTIGO 4
2.1. GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E 4
POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA 4
3. VÍDEO I: GESTÃO PEDAGÓGICA 6
3.1 QUAL A FUNÇÃO DO REGIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR? 6
3.2. QUAIS ASPECTOS SÃO CONTEMPLADOS EM UM REGIMENTO ESCOLAR? 7
4. VÍDEO II – GESTÃO ADMINISTRATIVA 7
4.1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO (A) DIRETOR DA ESCOLA? 7
4.2. QUAL A ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL QUANTO AO ATENDIMENTO AOS ALUNOS E AOS DOCENTES? 8
5. PLANO DE AÇÃO 9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática é obrigatório através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394 de 1996, onde o estágio se faz necessário para o aperfeiçoamento da formação profissional, além de ser um dos requisitos necessários para a conclusão da formação acadêmica em graduação em Licenciatura em Matemática. A função do estágio não é somente uma disciplina na base curricular mas sim um método de vivenciar a realidade de um professor dentro da sala de aula e torna-se possível a aplicação da teoria na prática.
Deste modo, este trabalho tem como objetivo desenvolver o Relatório Final de Estágio III – Gestão Educacional de Licenciatura em Matemática da Universidade Norte do Paraná – Unopar com o intuito de assimilar a teoria x prática, onde sabe-se da extrema importância de colocar em prática o que se é aprendido em sala de aula, ainda com a possibilidade de adquirir e ampliar as bases de conhecimento da área vivenciando diretamente com diretor, professor e alunos da rede pública de ensino.
Contudo, por conta da situação em que estamos vivenciando, a pandemia do novo coronavírus – Covid-19, o Ministério da Educação através do parecer CNE/CP Nº: 5/2020 consentiu que o estágio em cursos de Licenciaturas sejam realizados de modo adaptado, reformulados para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia.
Desta forma, para garantir a conclusão integral do Estágio Curricular Obrigatório III foi realizado as atividades do plano de trabalho-adaptado para essa nova realidade. As atividades propostas nesse plano de trabalho possuem o objetivo de integrar a carga horária de estágio, baseados na produção de textos sobre artigos e vídeo-aulas que ajudarão na formação enquanto profissional.
- ESTUDO DO ARTIGO
- GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E
POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
No decorrer do artigo os autores abordam a questão do atual cenário educacional, onde, por sua vez, nasce a precisão de se pensar em uma gestão democrática e participativa. Surge assim, a necessidade de professores, pais, alunos, equipe gestora, funcionários e comunidade local a opinarem e compartilham das tomadas de decisões que envolvem a escola, com base na participação, na autonomia e na descentralização.
Para confirmar essa descrição o artigo cita a autora Najjar (2016, p. 22), onde a mesma relata que “a democracia não é somente um princípio, mas um meio eficaz de organização da escola. A gestão democrática pressupõe uma multiplicidade de sujeitos que partilham o poder, e só esta multiplicidade pode dar conta da complexidade desta instituição”.
Outro ponto forte descrito no artigo é o cargo de diretor, este atrai o peso da responsabilidade na terminologia que lhe foi caracterizado no percorrer dos séculos, mas, atualmente precisa ser ajustada pois, hoje ela carrega em seu seio a imagem do gestor, que não mais sozinho direciona a escola, mas que gerencia o novo modelo de escola coletiva, havendo a necessidade da participação comunitária escolar e local no grupo dos conselhos escolares.
O artigo traz como referência o texto final da CONAE (2010), que descreve o Plano Nacional de Educação (2014-2024), referente a gestão democrática. Assim,
a fundamentação da gestão democrática está, portanto, na constituição de um espaço público de direito, que deve promover condições de igualdade, liberdade, justiça e diálogo em todas as esferas, garantir estrutura material e financeira para a oferta de educação de qualidade, contribuir para a superação do sistema educacional seletivo e excludente e, ao mesmo tempo, possibilitar a interrelação desse sistema com o modo de produção e distribuição de riquezas, com a organização da sociedade, com a organização política, com a definição de papéis do poder público, com as teorias de conhecimento, as ciências, as artes e as culturas.
...