Relátorio-densidade dos metais
Por: Angelodaveiga • 9/2/2017 • Ensaio • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 1.627 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA
AFRO-BRASILEIRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS
LABORATORIO DE QUIMICA I
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Docente: Profº doutor José Cleiton
Componentes do grupo:
Ângelo Da Veiga
Filipe Ribeiro Pinto
REDENCÃO-CE
2016
Sumário
- Resumo
O presente relatório narra a aula de laboratório de quimica 3, cuja a finalidade era encontrar o valor da densidade dos metais, alumínio, cobre , chumbo, ferro e ouro, observar sobre a cor da chama dos metais K, Cu, Ba, Ca, Na,e Li e a determinação as propriedades magneticas de amostras desconhecidas. Para tal realizaram dois experimento que envolvem o volume e massa para determinação da densidade dos metais, aluminío e ferro, um experimento onde se exponham amostras a campos magneticos para observar seus comportamentos e por ultimo um que envolveu determinação de amostras desconhecidas baseado na cor que emitam quando queimados.
- Introdução
O presente relatório relata uma aula prática de laboratório de quimica I realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira no campos de Auroras no dia 14 de Outubro de dois mil e quinze sob orientação e supervisão do Professor Doutor José Cleiton, onde se realizaram varios experimentos de identificação de substâncias atravèz de semelhança nas suas propriedades tanto fisicas ou quimicas.
De acordo com Brown (2005), qualquer substância tem um conjunto único de propriedades que nos permite defini-las como tal. Essas propriedades são tanto fisicas como propriedades quimicas. No presente trabalho as substâncias são identificadas pelas pelo seus comportamentos fisícos, que são propriedades que podem ser medidas ou observadas sem alterar a identidade e composição da substância. No presente trabalho as propridades estudadas são a densidade e a cor da chama.
Também as propriedades magneticas dos materiais que tem a sua origem na estrutura eletrônica dos atomos, nos fornecendo caracteristicas de semelhança desses atomos. As propriedades magnéticas “do ponto de vista clássico, são de dois tipos de movimento, associados ao elétron que podem explicar a origem dos momentos magneticos: o momento angular orbital do elétron, e o momento angular do spin do elétron.”
Essas propriedades magnéticas tem sua origem nos atomos que possuem dois polos magnéticos (dipolos magneticos) naturais que podem criar campos de atração ou repulsão entre eles. Quando á atração entre substância expostas a um campo magnético, seja fraca ou fortemente, esta é considerada como uma substância magnética, e caso o campo magnético gerado for nulo a substância é não magnetica. De entre as substâncias com propriedades magneticas temos o ferro, cobalto,níquel gadolínio e algumas ligas metalicas que são caracterizadas por terem fortes propriedades magnéticas (ferromagneticas) e temos a platina, aluminio, cromo, estanho e potássio como elementos com propriedades magneticas fracas (paramagnéticos).
- Objectivos
Encontrar o valor da densidade dos metais: alumínio, cobre , chumbo, ferro e ouro.
Observar sobre a cor da chama dos metais: K, Cu, Ba, Ca, Na,e Li.
Determinar as propriedades magneticas de amostras desconhecidas.
- Matérias utilizados
Lamparina
Erlenmeyer
Balança
Proveta
Piceta
Íman
- Reagentes utilizados
Agua destilada
Amostra de ferro
Amostra de alumínio
Amostra A
Amostra B
Amostra 1
Amostra 2
Amostra 3
Amostra 4
Potássio
Cobre
Bário
Cálcio
Sódio
Lítio
- Metódologia
Procedimento de experimentos
- Experimento 1.1
A primeira actividade de laboratório consistiu na determinação de densidade de solidos por leitura indireta de volume. Para tal pesou-se um erlenmeyer de 125 mL com tampa limpa e seca; enche-se o erlenmeyer com agua destilada até que transborde; enxuga-se o liquido que escoreu na parte externa e pesa-se o erlenmeyer com água.
Após este procedimento pesa-se uma amostra de metal (ferro) em um pedaço de papel; seca-se o erlenmeyer e transfiriu-se o metal para o erlenmeyer, adicinou-se água destilada ao recipiente até transbordar. Agita-se com cuidado um pouco o frasco por forma a eliminar bolhas de ar que ficaram presas na peça de metal. Coloca-se água novamente até transbordar e tampa-se o erlenmeyer. Exugou-se a parte exterior da vidraria e pesou-se o erlenmeyer contendo o metal e a água.
- Experimento 1.2
Fez-se o mesmo procedimento da actividade anterior, trocando somente o metal(alúminio).
- Experimento 2.1
O segundo experimento consistiu na determinação de densidade de solidos por leitura direta de volume. Para realizar essa actividade usou-se os mesmos metais usados no experimento 1 anterior; usando uma proveta meçou-se um dado volume de água; transferiu-se para a proveta com água o metal (ferro).
- Experimento 2.2
Realizou-se o mesmo procedimento da actividade 2.2, madando somente o metal(alumínio).
- Experimento 3.1
No terceiro experimento o objetivo era identificar catiões metálicos pelo teste de chama. Este experimento foi realizado pelo monitor da aula presente no laboratório. Para tal mergulhou-se a alça do metal com HCL e deixa-se queimar na lamparina, repitindo-a três vezes ou mais até que não ocorra mudança na cor da chama; mergulha-se a alça de metal na solução aquosa em estudo e observa-se a cor da chama, repetindo a operação três vezes ou mais até que não ocorra mudançã na cor da chama(operação de limpeza); observou-se a mudança na cor da chama ao queimar os sais K, Cu, Ba, Ca, Na,e Li, repetindo sempre a operação de limpeza emcada qual; observa-se a mundança da cor da chama ao queimar-se duas amostras desconhecidas.
...