A Definição de Planejamento
Por: Aguiar Miguel • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.851 Palavras (20 Páginas) • 294 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................................. 3
1 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASSOS DA ETAPA 1 .................... 4-6
2 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASSOS DA ETAPA 2 .................... 7-9
3 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASSOS DA ETAPA 3 .................... 10-13
4 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASSOS DA ETAPA 4 .................... 14-18
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o planejamento e sua importância administrativa para as empresas. A estratégia empresarial é basicamente uma atividade racional que envolve a identificação das oportunidades e das ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação de suas forças e fraquezas, capacidade atual ou potencial em se antecipar às necessidades e demandas do mercado ou em competir sob condições de risco com os concorrentes. Assim, a estratégia é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. Estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização, ela associa os recursos humanos e outros recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo mercado. Toda a organização tem uma estratégia que depende do ramo da atividade e de seu orçamento, mesmo que esta nunca tenha sido formulada explicitamente, mas com certeza seus gestores sempre tem essa estratégia e planejamento em desenvolvimento e ação, somente assim é possível chegar no resultado desejado.
1. Definição de Planejamento
O planejamento é uma ferramenta muito importante dentro de uma empresa, é com ela que podemos analisar uma maneira de como a empresa irá ou deverá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos seus objetivos. Um planejamento é realizado e seguindo para que evite que uma empresa tenha sua marca no mercado falida.
Existem três tipos de planejamento sendo eles:
• Planejamento estratégico: ele é elaborado pelos donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretendem chegar e o que se deve ser feito para eles conseguir.
• Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo.
• Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.
1.1 Pesquisa comparativa
Os livros utilizados para pesquisa foram:
• Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (6ª edição).
• Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker
Para o escritor Maximiano todos os planejamentos passam por três passos:
1) Aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização;
2) Processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações;
3) Preparação de um plano (ideias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes. Já para o escritor Drucker, o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probabilidades. Para ele o planejamento foi criado pelos executivos para tomarem decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “O que é mais provável que aconteça”? “e” O que já aconteceu que irá criar no futuro.
Comparação: no livro PLT existem três níveis diferentes de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas uma maneira de planejar.
De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos: O verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.
O professor Roberto Shinyashiki mostra: Em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acabam assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.
Ao ler os dois trechos a cima podemos concluir que um empresário de sucesso necessita ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro, é preciso também ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis e mesmo que isso ocorra o empreendedor vai estar devidamente preparado para assumir seu fracasso e assim dar a volta por cima e manter o otimismo e a paixão pelo que faz e isso torna o principal combustível, mantendo-se cada vez mais autodeterminado. Sendo assim o planejamento faz com que a empresa tenha decisões mais claras diante de qualquer problema.
Na comparação entre o livro de Maximiano e o PLT, referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, já no livro PLT cada tipo
...