A História do Pensamento Econômico
Por: pedro.mng • 20/5/2022 • Projeto de pesquisa • 615 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Pedro Marotta Neves Guerra - 202051013
Fichamento – História do Pensamento Econômico
Aula 1
- Inicialmente, são apontadas algumas falas que buscam orientar e esclarecer alguns pontos sobre a economia e seus profissionais. Para exemplificar, Hugon diz que um Economista que não conhece a evolução das doutrinas econômicas é apenas um profissional que não possui cultura. Além deste pensamento, também destaco o ponto referido pelo mesmo que diz que o erro é útil a economia pois um erro também é constituído de verdades, assim como pode ser conveniente para reconhecer outros erros.
- Ciência é onde um grupo de pessoas, denominadas pesquisadoras, trabalham em cima de fatos e métodos que buscam aperfeiçoar seu conhecimento, assim se diferenciando de leigos. Além disso, pode ser compreendida como um conhecimento que busca entender e analisar o ambiente. A economia como ciência busca regularidades para formular leis que governam o homem e detém padrões científicos. Para Benton, economia é um processo de conhecimento não-cientifico, seria uma arte política. A Economia possui alguns aspectos onde a economia não é considerada uma ciência e isso ocorre quando uma ideia é passada como cientifica porém se olhar de perto são ideologias, valores.
- Tautologias são pensamentos circulares, viciosos. Para exemplificar, a frase “Alguém é pago de acordo com o que produz e a melhor medida do favor daquilo que alguém produz é o valor pago a ele” tem um traço ideológico que da a entender que o pobre só é pobre porque ele produziu pouco, o que não é bem assim pois ignoram aspectos como monopólios, descriminação, sindicalização o que não esta incluso nos pensamentos da teoria marginal e teoria da exploração. Para contradizer essas teorias, podemos apontar que na teoria da produção marginal o salário de executivos não refletem sua produtividade e o lucro dos grandes bancos não provém de sua eficiência.
- A capacidade de explicação das teorias tradicionais são colocadas em cheque pois abstraem fatores como força econômica, relação de poder, instituições, história e etc. Exemplo disso seria a teoria quantitativa da moeda, onde se diz que a inflação se da pelo acumulo de moeda, o que é errôneo dado que em 2008 ouve um aumento absurdo das reservas bancárias e a inflação permaneceu excepcionalmente baixas
- Portanto, conclui-se com as frases de Robinsson que a economia como ciência em determinados momentos carece de embasamentos e o que acontece é que muitas das vezes a ciência e o conhecimento são trocados por ideologias, valores já premeditados. Isso faz com que a economia seja uma mistura de valores ideológicos e de investigação cientifica
Aula 2
- O hard Science busca realizar experimentos controlados e seus pesquisadores não possuem a incumbência de saber a história da disciplina para aplica-la. O soft Science as experiencias não conseguem ser monitoradas e tem necessidade de saberem a história para dominar a disciplina.
- Há situações onde deve ocorrer o processo de abstração social para uma melhor compreensão do estudo, isso porque arranjos sociais geram dificuldades por sua complexidade e isso faz com que seja necessário deixar certos pontos de lado.
...