A importância da Estatística na área de Administração
Tese: A importância da Estatística na área de Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pamella Tauffer Bastos Leite • 25/9/2013 • Tese • 3.367 Palavras (14 Páginas) • 751 Visualizações
Índice
*Introdução;
Etapa 1:
* Resumo da matéria de estática;
* Conclusão (texto 1);
* A importância da Estatística na área de Administração.
Etapa 2:
* Especificações das informações da tabela;
* Tabela.
Etapa 3:
*Frequência relativa;
*Frequência absoluta;
* Gráficos.
Etapa 4:
* Medidas de Tendência Central;
* Medidas de Dispersão;
* Calculo;
* Conclusão.
Introdução
Ao decorrer desse trabalho aprenderemos um pouco mais sobre estatística, veremos formulas que facilitaram o nosso dia-a-dia e que farão os nossos problemas desaparecer. A origem da palavra estatística vem do latim deriva de status, que significa “estado, ‘‘ desde a antiguidade a usamos, pois sempre foi uma forma mais fácil de resolver nossos problemas”. Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados que entre tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada, a coleta qualifica dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, ocorrências e evidencias em diversas áreas do conhecimento. A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. "O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios", diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Conceitos e Fundamentos da Estatística:
População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade.
Amostra: parte representativa de uma população.
Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. Exemplo: Qual sua marca de carro favorita? Ford, Volks, Fiat, Peugeot, Nissan são alguns exemplos de resposta.
Frequência absoluta: valor exato, número de vezes que o valor da variável é citado.
Frequência relativa: valor representado através de porcentagem, divisão entre a frequência absoluta de cada variável e o somatório das frequências absolutas.
Medidas de tendência central
Média aritmética: medida de tendência central. Somatório dos valores dos elementos, dividido pelo número de elementos.
Média aritmética ponderada: Somatório dos valores dos elementos multiplicado pelos seus respectivos pesos, dividido pela soma dos pesos atribuídos.
Moda: valor de maior frequência em uma série de dados, o que mais se repete.
Mediana: medida central em uma determinada sequência de dados numéricos.
Medidas de dispersão
Amplitude: subtração entre o maior valor e o menor valor dos elementos do conjunto.
Variância: dispersão dos dados variáveis em relação à média.
Desvio Padrão: raiz quadrada da variância. Indica a distância média entre a variável e a média aritmética da amostra.
Etapa 1
Vem do latim a origem da palavra estatística deriva de status, que significa “estado, ’’ e é desde a antiguidade que a usamos. Os conceitos de estáticas tem muita influencia na maior parte do conhecimento humano. A estatística tem grande amplitude no mercado de trabalho, na indústria, RH, universidades, instituições de pesquisas, área de demografia, marketing, analise de mercado, área financeira, bancário. E é ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados para tomar decisões, e dentro da estatística tem dois conjuntos de dados que serão usados é amostras (é um subconjunto de uma população) e populações (é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse). Existe uma forma mais pratica e é chamada estatística descritiva que ajuda a organizar e descrever conjunto de dados. Uma das formas é com a distribuição de frequência que é uma tabela que mostra classes ou intervalos de uma entrada de dados com um número total de entradas em cada classe. A frequência f de uma classe é o numero de entrada de dados de classe. Outra forma é com a média, mediana, moda e média ponderada. Média: conjunto de dados é a soma de entradas de dados dividida pelo número de entradas. Mediana: conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocada sem ordem crescente e decrescente. Moda: conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior frequência. Média ponderada: é a média de um conjunto de dados cujas entradas tem pesos variáveis. Até aqui vimos como coletar e descrever dados, mas temos que saber usar informações para determinar a probabilidade de um evento ocorrer. Há três tipos de probabilidade a clássica (usada quando cada resultado no espaço amostral tem a mesma probabilidade de ocorrer), empírica (é baseada em observações obtidas de experimentos probalisticos) e subjetiva ( é o evento que ocorra atribuída por um indivíduo e baseada em um conjunto de informação).
...