A mediana
Seminário: A mediana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabbe • 15/10/2013 • Seminário • 380 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
As mais conhecidas e utilizadas medidas de tendência central são a média, a mediana e a moda, que são medidas de suma importância para levantamento de dados estáticos.
Para fazer o calculo da media basta dividir a soma de todos os dados coletados pelo numero de dados. Por exemplo: a soma da idade de 10 crianças é igual a 80, dividido por 10 que é o numero de crianças logo a média será 8.
A mediana será sempre o termo central dentre os dados coletados, quando os mesmos estiverem dispostos em ordem crescente ou decrescente, no caso de o numero de dados coletados ser par a mediana será a media entre os dois termos centrais. Usando como exemplo as idades das 10 crianças citadas a cima temos:
4,5,5,6,6,6,10,12,12,14, nesse caso 6 e 6 são os termos centrais logo 12 dividido por 2 que é igual a 6 é a mediana.
A moda é o dado que mais se repete dentre os coletados, no caso de a pesquisa não conter dados que se repitam a chamamos de amodal, já no caso de encontrarmos dois dados com a mesma repetição esses serem os que mais se repetiram chamamos de bimodal, ou se encontrarmos mais de duas repetições com o maior numero de frequência chamamos de multimodal. Seguindo mais uma vez os dados coletados com as idades crianças entramos a moda como sendo 6 anos, pois foi o dado com maior frequência dentre os demais.
A aérea de estatística também trabalha com medidas de dispersão que são amplitude total, variância e desvio padrão, medidas essas que comprovam a confiabilidade (ou não) dos dados obtidos com as medidas de tendência central.
A amplitude total nada mais é do que a diferença entre o dado coletado de maior valor e o dado coletado de menor valor. No exemplo usado com as idades temos o maior dado 14 e o menor 4, ou seja a amplitude total é igual a 10.
Para fazer os calculo da variância com um numero N de entrada basta fazer a soma de todos os dados menos o desvio ao quadrado dividido pelo numero N de entradas.
Já o desvio padrão é mais simples pois ja conhecendo a variância basta fazer a raiz quadrada da mesma ao final multiplica-se por 100 para obter o resultado em porcentagem.
...