ATPS: Usando estatísticas descritivas
Seminário: ATPS: Usando estatísticas descritivas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tayaradias • 25/3/2014 • Seminário • 308 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
A estatística descritiva aplica varias técnicas para descrever e organizar um conjunto de dados, isso a faz ser uma estatística independente. Os métodos aplicados na apresentação de dados são através de gráficos ( histograma, polígamo e ogiva) e tabelas numéricas ( distribuição de frequência)
A tabela organiza um conjunto de dados com mais informações e mais precisão, o gráfico é uma apresentação dos dados da tabela, com uma visualização mais rápida e mais fácil de entender.
Para realizar a distribuição de frequência é necessário coletar dados (amostra). Por exemplo:
Notas dos alunos da prova de 1º bimestre. ( número de classe 4)
10 8 9 10 7 6 5
9 10 8 8 9 7 5
É preciso encontrar a amplitude, para poder saber a largura que terá entre cada classe. A amplitude é o calculo do maior número menos o menor número da amostra, A=10 - 5 = 5 ( nesse caso a amplitude será 5)
A largura é a divisão da amplitude pelo numero de classe,
L= 5 / 4 = 1,25 (sempre usar o próximo numero inteiro) ou seja a L= 2
Essa distribuição de frequência será incluída, mas colunas do que a padrão, para obtermos informações mais detalhadas. As colunas serão com as seguintes características: ponto médio, frequência relativa, frequência acumulada, fronteiras e limite superior das fronteiras.
Ponto médio: é a soma dos limites inferiores e superiores da classe, dividida por 2. Lim. inf. + lim. sup.
2
Frequência relativa: é a frequência da classe dividida pelo tamanho da amostra. f / n
Frequência acumulada: é a frequência de uma classe somada a anterior.
Fronteira: é o limite inferior da 2ª classe subtraída pelo limite superior
...