Aluminio
Por: kisha • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
1.
Aproximadamente 7 % da crosta terrestre é formada por alumínio, fazendo deste elemento químico o terceiro mais abundante na Terra, após o oxigênio e o silício.
A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que geralmente é encontrada próxima à linha do Equador e que é lavrada a poucos metros abaixo do solo.
Lavra: O método que vai ser realizado para a retirada do mineral, explosivos... escavadoras, céu aberto.
Normalmente, a bauxita é coberta por uma camada de vários metros de rochas e argila, a qual tem de ser removida, para que a bauxita possa ser extraída.
A seguir, a bauxita é transportada para a usina, onde é lavada (para reduzir o teor de sílica) e britada (reduzir o tamanho, vai triturar), antes de ser transportada para o refino.
Desse processo tem resultado a Lama e a Bauxita para o Refino...
A lama é depositada em bacias de rejeitos que, após seu uso, são cobertas e recebem o plantio de espécies nativas, para restabelecer a vegetação natural do local.
2.
Além da alumina, a bauxita contém sílica, óxido de ferro e dióxido de titânio. Para extrair a alumina da bauxita, emprega-se o processo Bayer.
- A alumina é separada da bauxita por meio de uma solução aquecida de soda cáustica (hidróxido de sódio) e de cal (óxido de cálcio).
- A mistura é bombeada para o interior de recipientes de alta pressão e aquecida.
- A soda cáustica dissolve a alumina, que se precipita da solução saturada. A alumina é, então, lavada e aquecida para a remoção da água.
- O material precipitado é filtrado e lavado, para remover e recuperar a solução cáustica.
- Todo o restante é eliminado por filtragem e a alumina é seca até atingir a forma de pó branco.
3.
A próxima parada é a fábrica de alumínio, onde a alumina refinada é transformada em alumínio.
São necessárias três matérias-primas para se produzir o alumínio: óxido de alumínio, eletricidade e carbono.
O átomo do alumínio encontrado na alumina está ligado ao oxigênio. Para que se possa produzir o alumínio, essas ligações devem ser destruídas através do processo de eletrólise Hall-Héroult.
- A alumina é transportada às fábricas e, a seguir, para o interior das cubas (contentor de grande porte), onde a alumina é dissolvida em um banho eletrolítico.
- A alumina possui alto ponto de fusão e é convertida através do processo de eletrólise. Nas cubas de eletrólise, uma corrente direta muito alta corre entre um polo negativo (catodo) e um polo positivo (anodo), ambos feitos de carbono. O anodo é consumido no processo à medida que reage com o oxigênio na alumina para formar gás carbônico (CO2).
- O alumínio líquido resultante é retirado das cubas, utilizando-se veículos especializados, e fundido em lingotes de extrusão, lingotes de laminagem e outros tipos de lingotes, dependendo dos processos a que serão submetidos.
...