Aplicar estatísticas na área de administração
Projeto de pesquisa: Aplicar estatísticas na área de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariajoaofelipe • 31/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.103 Palavras (9 Páginas) • 397 Visualizações
FACULDADE ANHANGUREA – UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MATÉRIA: ESTATISTICA
GRUPO: A EVOLUCÃO
Ana Katiusse Fernandes de Lima - RA – 380261
Elba de Oliveira Aquino - RA – 375657
Glauciane Leão Holanda - RA – 403880
Janaiara Souza da Silva - RA – 375097
Jéssica Santos Amam - RA – 170793
Maria das Graças Costa Araujo - RA – 392591
PROFESSORA: Maria Ivonete de Melo
TUCURUÍ – PA
2013
SUMÁRIO
Introdução ...................................................................................................................03
Etapa 1 ............................................................................................................04
Aplicação da estatística na área de administração
Etapa 2 ............................................................................................................05
Resumo teórico de amostragem, Tabela das Amostras
Etapa 3 ............................................................................................................09
Tabela e Gráficos de freqüência Relativa e Absoluta
Etapa 4.............................................................................................................11
Medidas de Dispersão e Medidas de Tendência Central
Considerações Finais .........................................................................................14
Bibliografia ......................................................................................................15
Introdução
A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para diversas situações, o que permite o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversos pontos.
Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades, apresentam características quantitativos e qualitativos, fornecendo subsídios para análise e avaliação, está presente em várias áreas da administração como recursos humanos, marketing, controle de qualidade, dentre outros.
Através da coleta de dados na pesagem de café, aprenderemos os meios de encontrar a variância no peso de cem pacotes e com os resultados obtidos chegaremos as tabelas de frequência sendo possível organiza-los em gráficos e as medidas de tendência central e dispersão.
ETAPA 1
Aplicação da estatística na área de administração
A análise e interpretação de dados assim como as técnicas e métodos de pesquisa referentes à contagem e medição quando coletadas e registradas podemos dizer que são dados estatísticos, pois permite conhecer antecipadamente um determinado resultado de estudo.
Nestes dados há diferentes tipos de variáveis, essas variáveis podem ser uma característica ou condição das unidades da população. Dentro das características de uma população observamos dados quantitativos, qualitativos e dicotómicas, a amostragem é um subconjunto da população da qual são estudadas as características desconhecidas.
A empregabilidade da estatística está nas mais diversas áreas no nosso dia a dia e também vinculada aos estudos e planejamentos governamentais, como no aprimoramento de processos gerenciais servindo também como ferramenta em outras ciências.
A estatística fornece subsídios para análise e avaliações objetivas permitindo identificar situações críticas para a tomada de decisões e definir metas para promover melhor eficiência como observou nas diversas áreas da administração tais como:
Recursos Humanos, a estatística pesquisa a compatibilidade entre os conhecimentos e habilidades e as atividades desenvolvidas por funcionários; estuda curva salarial; auxilia na validação de instrumentos de pesquisa para compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles propõem planos de avaliação de desempenho do quadro funcional e elabora plano de previdência complementar e fundo de pensão, avalia satisfação dos colaboradores.
Controle de Qualidade, ferramenta que necessita das técnicas estatísticas para a sua efetiva avaliação, atua na análise quantitativa deste controle, bem como na organização dos dados no sentido de analisar falhas ou problemas advindos do não conhecimento ou do mal dimensionamento das diversas áreas de atuação dos vários setores. Poderão ser ainda objetos de questionamento a mensuração dos horários dos funcionários, a utilização de máquinas, a estruturação da linha de produção, etc. auxiliar na otimização desses problemas, melhora o controle, diminui reclamações.
Marketing / Produtos: para identificar tendências de mercado, e para medir e avaliar o potencial e o sucesso dos programas de marketing. As estatísticas podem ajudar o comerciante atingir ambas as metas, bem como avaliar o sucesso do esforço de marketing e fornecer dados para fundamentar as alterações no programa de marketing, testar um novo produto, conhecer o cliente, checar satisfação do cliente.
Setor financeiro, a estatística atua na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa, na seleção de investimentos e análise atuarial.
Logística, usa a estatística para: quilometragem, distância
...