Aplicação de dados estatísticos no campo da gestão
Trabalho acadêmico: Aplicação de dados estatísticos no campo da gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biasilva89 • 25/5/2014 • Trabalho acadêmico • 2.310 Palavras (10 Páginas) • 524 Visualizações
Sumário
Introdução ............................................................................................. 3
Definição .............................................................................................. 4
Controle estatístico de processos .......................................................... 5
Aplicações da estatística na área de administração .............................. 5
Coletas de dados ................................................................................... 7
Amostragem .......................................................................................... 8
Tabela de freqüência .............................................................................. 10
Gráficos .................................................................................................. 11
Medidas ................................................................................................ 12
Conclusão .............................................................................................. 13
Referencias bibliográficas ...................................................................... 14
INTRODUÇÃO
A estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar.
Por isso que os administradores vem utilizando dessa ferramenta para a tomada de decisões da empresa,pois ela contem um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
DEFINIÇÃO
A definição segundo Triola em 1.998 estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões.
Para Paulo Velleman estatística é a ciência que permite obter conclusões a partir de dados.
Já o conceito de estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados.
Segundo a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), "o que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.
CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSOS
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.
Posteriormente o CEP trará menos trabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).
Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.
APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Para Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.
Nas concessionárias Toyota aplica-se o conceito de estatística no monitoramento do ISC (índice de satisfação do cliente), onde é monitorado o nível de satisfação dos clientes que foram atendidos no Pos Venda da concessionária (peças
...