DADOS DO SUPERVISOR DE CAMPO E SUPERVISOR ACADÊMICO
Por: Meztger • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 690 Visualizações
PLANO DE ESTÁGIO
APRESENTAÇÃO
O presente plano tem por finalidade orientar a prática supervisionada de estágio para conclusão de curso, sendo um instrumento fundamental no processo de Supervisão do Estágio bem como da formação profissional. O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – localiza-se em locais com vulnerabilidade social. São unidades de proteção básica que tem objetivo de inclusão e promoção social assim como o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. Prioriza o atendimento aos beneficiários dos programas estaduais e federal de transferência de renda (bolsa família), BPC e eventuais, medidas sócio-educativas em adolescentes em conflito com a Lei e demais serviços socioassistenciais. “Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contigências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.”(LOAS)
O Bolsa Família beneficia famílias que estão em situação de pobreza e de pobreza extrema. Possui três eixos: - transferência de renda: promove o alívio imediato da pobreza; - condicionalidades: reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; - programas complementares: objetivam o desenvolvimento das famílias de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
SUMÁRIO
1 DADOS DO ESTÁGIARIO.......................................................................................
2DADOS DO SUPERVISOR DE CAMPO E SUPERVISOR ACADÊMICO........
3TEMÁTICA PARA ESTUDO....................................................................................
4PROBLEMA................................................................................................................
5SUPORTE TEÓRICO................................................................................................
6METODOLOGIA DO TRABALHO........................................................................
7RESULTADOS ESPERADOS...................................................................................
8HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO.........................................................................
9MISSÃO/OBJETIVO DA ORGANIZAÇÃO...........................................................
10 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO............................
11 ATIVIDADES A DESENVOLVER........................................................................
12 CRONOGRAMA.....................................................................................................
1 DADOS DO ESTÁGIARIO
Nome:
Curso: Serviço Social
Período: 8°
Matrícula:
Endereço:
Nome:
urso: Serviço Social
Período: 8°
Matrícula:
Endereço: Rua Rio Grande do Sul
Nome:urso: Serviço Social
Período: 8°
Matrícula:
Endereço:
2 DADOS DO SUPERVISOR DE CAMPO E SUPERVISOR ACADÊMICO
Supervisor de Campo
Nome: i
Instituição: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Formação Profissional: Assistente Social
Titulação:
Supervisor acadêmico
Nome:
Instituição:
Formação Profissional: Assistente Social
Titulação: Especialista
3 TEMÁTICA PARA ESTUDO
Análise Documental do SUAS – CRAS e pesquisa documental/campo: Programa Federal Bolsa Família, referenciando os usuários atendidos no CRAS.
4 PROBLEMA
O município conta com 313 famílias que recebem Bolsa Família, porem muitos dos usuários não compreendem o sentido real do Programa.
5 SUPORTE TEÓRICO
Descrição da localização, espaço fisíco, equipe técnica existente, área de abrangência e a rede de proteção social básica existente no território e proximidades.Este requisito é um dos mais importantes no processo de habilitação porque significa que o município possui estrutura de prestação de serviços socioassistenciais de proteção básica através do equipamento específicopara este fim, conforme prevê o NOB/SUAS e a PNAS.( SUAS/PR,2009,p.40)
O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS - é uma unidade publica, estatal, de proteção social básica de Assistência Social. Assume grande importância no Sistema Único de Assistência social – SUAS – e se orienta por duas diretrizes: a terriorialização e matricialidadesócio-familiar.
O processo de capacitação sobre a estruturação e funcionamento dos Centros de Referência de Assistencia Social (CRASS) requer análises sobre a organização do Sistema Municipal para a concretização dos direitos socioassistenciais, com ênfase no ordenamento da proteção social básica e na gestão social local do acesso aos serviços que efetivamente provoquem impactos positivos nas condições de vida da população de usuários.(Caderno SUAS I, p.25)
A NOB (Norma Operacional Básica) é o instrumento normativo que definirá o modo
...