ESTIMATIVA DO PIB A PARTIR DAS VARIÁVEIS DE EXPORTAÇÕES E TAXA DE JUROS ULTILIZANDO MODELO DE REGRESSÃO MÚLTIPLA
Por: Alexsandro Rodrigues • 15/11/2015 • Artigo • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 410 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E CIÊNCIAS ATUARIAS – DECAT
ESTIMATIVA DO PIB A PARTIR DAS VARIÁVEIS DE EXPORTAÇÕES E TAXA DE JUROS ULTILIZANDO MODELO DE REGRESSÃO MÚLTIPLA
ALEXANDRO RODRIGUES OLIVEIRA (alexscad@msn.com)
ERIKA GOMES HAGENBECK SANTOS (erikahagenbeck@hotmail.com)
DAIANE COSTA GUIMARÃES (dayaned10@hotmail.com)
SUZANA LEITÃO RUSSO (Suzana.ufs@hotmail.com)
São Cristovão
2012
RESUMO
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. A economia tem os seus ciclos de crescimento e abrandamento. De crescimento quando a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) aumenta de ano para ano e de abrandamento quando essa taxa do PIB diminui. Uma economia encontra-se em recessão quando tem dois trimestres consecutivos de taxas de crescimento negativo, isto é, produz-se menos do que no trimestre passado, o PIB é menor. Em diversos problemas das áreas médica, biológica, industrial, química entre outras, é de grande interesse verificar se duas ou mais variáveis estão relacionadas de alguma forma. Para expressar esta relação é muito importante estabelecer um modelo matemático. Este tipo de modelagem é chamado de regressão, e ajuda a entender como determinadas variáveis influenciam outra variável, ou seja, verifica como o comportamento de uma(s) variável (is) pode mudar o comportamento de outra. Portanto, fazer uma estimativa do PIB a parti das varáveis exportação e taxa de juros utilizando a analise de regressão múltipla se faz necessário para identificar sua influência na economia, em vista que o PIB é o indicador mais utilizado na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Palavras - chave: economia, modelagem estatística, regressão múltipla
ABSTRACT
Brazil currently has a strong economy and solid. The country is a major producer and exporter of various types of goods, mainly mineral commodities, agricultural and manufactured. The economy has its cycles of growth and slowdown. Growth when the growth rate of Gross Domestic Product (GDP) increases from year to year and this rate of slowdown when GDP decreases. An economy is in recession when it has two consecutive quarters of negative growth rates, ie, it produces less than in the previous quarter, GDP is lower. In many problems in the medical, biological, industrial, chemical, among others, is of great interest to determine whether two or more variables are related in some way. To express this relationship is very important to establish a mathematical model. This type of modeling is called regression, and helps to understand how certain variables influence another variable, ie verifies the behavior of a (s) variable (s) can change the behavior of another. Therefore, to estimate the GDP of the participating export variables and interest rate using multiple regression analysis is required to identify its influence on the economy, a view that GDP is the most widely used indicator in macroeconomics in order to measure the economic activity in a region.
Keywords: economics, statistical modeling, multiple regression
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO DA LITERATURA
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
Este trabalho tem como objetivo analisar os dados mensais do PIB do Brasil no período de janeiro de 1996 a janeiro de 2012, levando em conta as variáveis independentes: exportações e taxa de juros, tais dados foram extraídos do IPEA.
2. REVISÃO DE LITERATURA
Nas ultimas décadas, a modelagem do PIB teve um rápido desenvolvimento devido a ser uma forma de representar de maneira simplificada a realidade econômica ou os sistemas econômicos. Para isso, utilizaremos o modelo de regressão linear múltipla para avaliar as inter-relações dos elementos principais de um sistema ou realidade econômica.
2.1 Fatores Econômicos
Os fatores econômicos constituem uma base necessária para o desenvolvimento de modelos do PIB, uma vez que esses elementos afetam de forma direta o seu resultado. Os modelos são sistemas de equações representativos da estrutura e comportamento dos fenômenos econômicos, explicando o funcionamento do fenômeno revelando o inter – relacionamento dos componentes (variáveis).
2.2 Fatores econômicos que influencia no PIB
São muitos os fatores econômicos que influenciam no PIB, entre eles observa-se:
- A taxa de juros SELIC - são juros que o banco central cobra pelos empréstimos que faz aos bancos, ela é determinada a cada mês pelo comitê de política monetária (Copom), do branco central. Tal taxa é usada para operações de curtíssimo prazo entre os bancos, que quando querem tomar recursos emprestados de outros bancos por um dia, oferecem títulos públicos como lastro (garantia), visando reduzir o risco, e, conseqüentemente, a remuneração da transação (juros). Esta taxa é expressa na forma anual para 252 dias úteis.
- Inflação – é o aumento geral dos preços, ou seja, se um determinado produto custa R$ 10,00, e em fevereiro o mesmo produto custa R$ 12,00, apurou-se uma inflação de 20% ao mês.
- Taxa de Câmbio – é o preço de uma moeda estrangeira cotada por uma moeda local.
- Exportação – É tudo aquilo que um país vende para outro. As exportações de um país variam de acordo com a sua produção e sua tecnologia. Países essencialmente agrícolas, como africanos, exportam suas produções para a Europa. Países em desenvolvimento, como o Brasil, exportam produtos manufaturados e produtos de porte como o ferro e o aço.
- Importação – é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode se dar por via aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. Quando mais de um tipo de transporte é utilizado para entrega, chamamos de transporte multimodal.
2.3 Regressão Linear Múltipla
Na regressão linear múltipla assume-se que existe uma relação linear entre a variável (a variável dependente) e variáveis independentes, . As variáveis independentes são também chamadas variáveis explicativas ou regressores, uma vez que são utilizadas para explicarem a variação de . Muitas vezes também são chamadas variáveis de predição, devido à sua utilização para se predizer . O modelo estatístico de uma regressão linear múltipla com, variáveis independentes é[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
...