Gerenciamento estatístico de Atps
Seminário: Gerenciamento estatístico de Atps. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisnany • 2/11/2014 • Seminário • 3.621 Palavras (15 Páginas) • 240 Visualizações
Atps Administração Estatística
Passo 1
Ler atentamente o PLT da disciplina, que descreve os conceitos introdutórios de
Estatística Descritiva. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na
Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de
Estatística descritiva na área de Administração.
Acesse também o material de apoio para uso da Ferramenta Excel.
Passo 2
Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.
Estatística
É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
População e Amostra
Qualquer estudo científico enfrenta o dilema de estudo da população ou da amostra. Obviamente tería-se uma precisão muito superior se fosse analisado o grupo inteiro, a população, do que uma pequena parcela representativa, denominada amostra. Observa-se que é impraticável na grande maioria dos casos, estudar-se a população em virtude de distâncias, custo, tempo, logística, entre outros motivos.
A alternativa praticada nestes casos é o trabalho com uma amostra confiável. Se a amostra é confiável e proporciona inferir sobre a população, chamamos de inferência estatística. Para que a inferência seja válida, é necessária uma boa amostragem, livre de erros, tais como falta de determinação correta da população, falta de aleatoriedade e erro no dimensionamento da amostra.
Quando não é possível estudar, exaustivamente, todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de Amostra.
Estatística descritiva e estatística indutiva
Estatística descritiva
A estatística descritiva, ou dedutiva tem por objeto descrever e analisar determinada população, sem, com isso pretender tirar conclusões de caráter mais genérico. É a parte da estatística de coleta de dados e a tabulação de dados.
A estatística descritiva é um número que sozinho, descreve uma característica de um conjunto de dados, ou seja, é um número resumo que possibilita reduzir os dados a proporções mais facilmente interpretáveis.
É a parte que procura avaliar ou descrever certos grupos sem tirar qualquer tipo de conclusões, pode ser resumida nas seguintes etapas:
• Definição do problema
• Planejamento
• Coleta de dados
• Apresentação dos dados
• Descrição dos dados
Estatística indutiva
A estatística indutiva ou inferência estatística, é a parte da estatística que baseando-se em resultados obtidos em análise de dados obtidos em analise procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada. Refere-se ao um processo de generalização a partir de resultados particulares; é, portanto, a parte da estatística concernente às conclusões dos dados.
É a parte onde é tirada as conclusões sobre os dados estatísticos, ou seja, a parte mais analítica.
Contudo para coletarmos esses dados temos dois meios através do estudo de uma população ou de uma amostra dessa população. Veremos a seguir:
População
População: População estatística é a coleção completa e total dos elementos (pessoas, medidas, itens, etc.) a serem considerados em um estudo estatístico.
Conjunto de indivíduos, objetos ou informações que apresentam pelo menos uma característica comum, cujo comportamento interessa-nos analisar. Em outras palavras, conjunto de todas as medidas, observações relativas ao estudo de determinado fenômeno.
É o conjunto de elementos que desejamos observar para determinados dados.
Pode ser classificada em finita e infinita
População finita
É aquela da qual se tem um número exato, como por exemplo número de professores na universidade, alunos do curso de direito, podemos saber exatamente quantos são.
População infinita
É quando não se pode contar ao todo são infinitos ou são números muito extensos como por exemplo: grão de areia da praia, pétalas de margaridas que tem dentro do mundo, são números que não se sabe ao certo, nesse caso é necessário se tirar uma amostra dentro dessa população.
Amostra
Quando uma população é muito extenso tira-se uma amostra dessa população para se reduzir tempo e gastos investido.
Podemos
...