O Relatório de Estagio
Por: Lucas Reis • 6/10/2019 • Relatório de pesquisa • 5.648 Palavras (23 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
3 DESCRIÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO 5
4 ESTUDO DO ARTIGO 6
5 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 8
6 PROJETO POLITICO PEDAGOGICO 10
7 ENTREVISTA 11
8 OBESERVAÇÃO NAS AULAS 13
9 PLANO DE AULA A SER DESENVOLVIDO NA REGÊNCIA 15
10 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA 18
11 REFLEXOES SOBRE O ESTAGIO 19
12 PRODUÇÃO ESCRITA DOS ESTUDANTES 21
13 ENTREVISTA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 22
14 PROJETO O USO DE SOFTWARE 24
15 CONCLUSÃO 28
16 REFERÊNCIAS 29
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividade desenvolvidas durante o Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Médio II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Pitágoras UNOPAR campus Governador Valadares. O estágio foi realizado na Escola Estadual Abilio Rodrigues Pato.
O estágio é necessário para formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Como futuro professor sempre existe um frio na barriga ao pensar em ir para sala de aula, por isso o estágio é importante, uma vez que o mesmo visa fortalecer a relação entre a teoria e prática. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96).
O desenvolvimento das atividades durante o estágio, foram realizadas paralelamente com a observação da docência da professora Nadja Lagares, como também a análise crítica, da situação de ensino/aprendizagem da matemática nas turmas do 6 º ao 8º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de registrar tudo que o que foi visto por mim, e as experiências vividas durante o estágio de observação e regência.
Paralelamente a observação e a regencia, o manual do estagio tras algumas atividade como leitura de um artigo e estudo da BNCC como uma forma de nos ajudar no decorrer do estagio.
- DESCRIÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO
A Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz é uma Escola Pública Municipal do Ensino Fundamental, é administrada pela SEMED e fica localizada na periferia de Governador Valadares e atualmente possui aproximadamente 500 alunos, matriculados, corpo docente de 42 professores, 08 funcionários administrativos, englobando secretários, auxiliares e monitor, e 08 funcionários de manutenção e limpeza.
A estrutura física da escola é boa, as salas são amplas, com carteiras e cadeiras apropriadas infelizmente um pouco depredadas pelos alunos, armários para guardar materiais e quadro branco, existem várias dependências para realização de atividades tais como: quadra esportiva coberta e um campo de futebol para prática de educação física, auditório equipado, laboratório de ciências, laboratório de informática equipado com vários computadores, sala de artes, ampla biblioteca, sala de educadores, salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação, orientação, almoxarifado, setor financeiro) amplo refeitório, cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários.
São desenvolvidos vários projetos na Escola: Projeto de Artes, Contação de Histórias, Música, Recreação, Informática na Educação, ministradas por profissionais extremamente competentes. Podem participar desses projetos todos os alunos desde a educação infantil até fundamental.
A escola conta com recursos para os PNE (Portadores de Necessidades Especiais), como várias professoras e monitoras especializadas. Os alunos com problemas são identificados pelos professores em sala de aula, encaminhados a coordenação da escola, que toma as providências necessárias e conduz os encaminhamentos para atendimento dos mesmos, fazendo adaptações que o aluno necessita para ter um bom aprendizado.
- ESTUDO DO ARTIGO
Essa atividade é a reflexão sobre o estágio como um espaço para o desenvolvimento da prática docente. Para tal reflexão, fizemos a leitura do relato de experiência intitulado “O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente”
O artigo “O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE” propõe discutir o Estágio Supervisionado como espaço de elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática, com vistas à compreensão da docência em matemática.
Os autores do artigo do artigo são Francisco José de Lima do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Isaías Batista de Lima da Universidade Estadual do Ceará
O autores apresentam suas experiências vividas durante a execução do estagio curricular obrigatorio da disciplina Licenciatura em Matemática, relatam todos os pontos positivos e negativos e a importancia do estagio na vida academica de nos futuros professores. O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Mais do que ganhar experiência, ele possibilita para os estudantes conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula.
...