O Trabalho de Estatística
Por: Conta Do Farm Saint • 13/6/2022 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EMANUEL TELES MENEZES PINTO
E10200 ESTATÍSTICA
Salvador- BA
2022
AVA 1: AMOSTRA VS POPULAÇÃO
No âmbito da pesquisa, o objetivo é coletar informações e através dela concluir um resultado a respeito do tema a ser pesquisado. Há alguns métodos de pesquisa que podem ser utilizados como a pesquisa amostral ou a pesquisa censitária ou de população.
A pesquisa amostral é realizada em torno de algumas amostras de um grupo a ser pesquisado, nas eleições por exemplo é feito uma pesquisa amostral para saber quais candidatos estão sendo cotados para votação, dessa forma é selecionado um grupo de pessoas geralmente aleatórias e a cada uma é perguntado em qual candidato votaria. Ao final do processo teremos dados coletados que representarão todo o grupo.
As pesquisas amostrais são bastante utilizadas pois é custoso e demorado realizar uma pesquisa de intenção de voto como no exemplo anterior, com toda a população.
Para o caso onde é necessário o dado de todas as pessoas, a exemplo do censo demográfico, utilizasse a pesquisa censitária. Esse tipo de pesquisa busca o resultado exato, cada individuo ou grupo é entrevistado e cada dado coletado para o relatório final.
Por conta da invariabilidade e custo esse tipo de pesquisa com exceção de censo e demais pesquisas realizadas pelo o IBGE por exemplo, é feito com pequenos grupos, como por exemplo uma sala de aula, onde uma professora quer descobrir qual o chocolate favorito dos alunos, cada aluno irá apontar um chocolate ou nenhum e ao final teremos os dados consolidados.
Após exemplificar e descrever cada tipo de pesquisa é possível apontar suas diferenças e suas aplicações. A pesquisa amostral visa uma pequena amostra dos dados, um grupo que irá representar o interesse de todos, enquanto que a pesquisa censitária cada participante da pesquisa é importante, a quantidade de pesquisados enriquece o resultado da pesquisa e valida os dados nela encontrados.
Relacionados aos tipos de pesquisas existem os tipos de estatísticas, elas são utilizadas para descrever a pesquisa efetuada e debater seus resultados. Podemos citar a estatística descritiva e estatística inferencial.
A estatística descritiva, organiza e apresenta os dados de maneira significativa, através de tabelas e ou gráficos, tem a função de explicar os dados coletados. No exemplo anterior da pesquisa na sala de aula, aplicando a estatística descritiva a professora em questão, poderia aplicar os resultados obtidos na turma num gráfico para visualizar qual chocolate tem a maior preferência entre os alunos.
Por outro lado, há a estatística inferencial que busca tirar conclusões dos resultados com base em analises de amostras, explicando geralmente a chance de um evento ocorrer, em outras palavras a probabilidade. Os resultados são generalizados a partir da amostra da população, aplicando a teoria da probabilidade. Um exemplo prático seria uma empresa de salgadinhos, a empresa não consegue contar quantos salgadinhos cada embalagem deve ter, por conta do tamanho, peso e demais fatores, no entanto é feito um cálculo para prever que cada pacote terá ao menos um valor X de salgadinhos.
...