A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Por: karlinhabristot • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 370 Visualizações
[pic 1]
Sumário
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
2.OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
4. METODOLOGIA 7
5. CRONOGRAMA DO ESTÁGIO 8
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Esse projeto trata-se do Estagio I do curso de Licenciatura em Informática da UNIASSELVI, ano de 2015 a ser desenvolvido na Escola de Educação Básica Jacinto Machado e tem como área de concentração “O uso do computador como auxilio na construção do conhecimento”.
O uso do computador como auxilio na construção do conhecimento é de grande importância no ensino de todas as disciplinas, pois com o uso da informática na escola o professor pode trabalhar com jogos didáticos, softwares educativos, tendo internet pode trabalhar com pesquisa com o assunto trabalhado em sala de aula, pode trabalhar com as ferramentas do Word, Exel , Pawer point entre outras mais.
A informática contribui com a formação de alunos capazes de lidar com as novas tecnologia, então, empregar as utilidades e benefícios do uso do computador como recurso pedagógico contribui com a educação do aluno. O computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender
A informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, com interesse de não apenas ensinar informática para os alunos, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo e aprendizagem, tornando assim a aula mais dinâmica onde desperta a vontade do aluno pelas disciplinas.
Um computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra novas fontes de aprendizagem.
A informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
2.OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
- Utilizar o computador como recurso didático, com o intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos, melhorar a interação com o professor e diversificar as aulas, a fim de modificar o método tradicional e também mostrar a importância que os recursos tecnológicos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar.
3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O computador vem a cada dia se tornando um elemento ativo nas escolas, graças à sua característica de interatividade e a possibilidade que oferece de facilitar a aprendizagem individual, pois só executa comandos que o ordenam. É, portanto uma ferramenta, ou mais um recurso a ser utilizado em sala de aula, pelo professor e pelo aluno, na construção do conhecimento.
Segundo PAIS, (2010 p. 66).
Para enfatizar a prática condicionada pela inserção do computador na educação, destacamos um exemplo que diz respeito à redefinição do trabalho didático. Trata-se da metodologia de ensino por projetos através do uso do computador, indicada como referencia para a condução do trabalho didático através da informática.
E o professor frente a esse recurso tecnológico tem que entender que seu papel mudou não existe mais um limite do saber, e sim um mediador do processo de construção do conhecimento, que deve estar preparado para novos desafios, para junto com o aluno aprender. Mas que cabe a ele mostrar ao aluno de que forma utilizar o computador no meio escolar.
Neste contexto se faz necessário que o professor escolha como utilizara ferramenta tecnológica, de forma a adequar a sua metodologia de ensino, e que possa facilitar a aprendizagem dos alunos. Uma das maneiras de utilizar o computador nesse sentido é através de software educacional e jogos didáticos. Mas para PAIS (2010, P.64): “temos ainda a tarefa didática de realizar a análise de softwares educativos que surgem cada vez mais em maior número”.
Os Softwares educativos têm como principais características, interagir certas áreas das disciplinas com alunos, utilizando-se a informática como auxílio entre professor, aluno e conteúdo ministrado. Estes softwares são ferramentas de apoio para que os alunos possam reiterar-se com o conteúdo ministrado em sala de aula. E dessa forma permitir uma melhor aprendizagem do que no método convencional, já que o computador é uma atração a mais.
Para OLIVEIRA, (2009, p.118)
Esta forma de utilização do computador no ensino, também denominada exercícios e praticas, caracteriza-se por colocar a maquina como que ensinando o aluno. É uma das formas de utilização mais difundidas nas escolas , no ensino de fatos, conceitos e habilidades dentro do contesto curricular , sendo na maioria dos casos, atividades caracterizada pela execução de exercícios repetitivos e demonstrações.
Vale ressaltar que ao utilizar um software educacional faz-se importante que deixe os computadores desligados para que os alunos efetuem a prática de ligar o computador, abrir os programas, que perceba o conjunto das relações existentes entre as utilidades reais do computador e a técnica em si. Pois, muitas vezes é utilizado de maneira errada, quando o professor deixa tudo acessado para que o aluno apenas utilize o software, pois tal aluno estará somente utilizando de forma mecânica sem ao menos perceber as relações existentes entre ligar o computador e a utilização em si do programa.
...