A Análise Computacional do Problema da Seleção
Por: Guilherme Jose da Silva Nascimento • 30/11/2022 • Trabalho acadêmico • 3.889 Palavras (16 Páginas) • 109 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES - EACH
INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE ALGORITMOS - IAA
Guilherme Jose da Silva Nascimento
NºUSP: 12543252
Exercício de Programação I - EP1
Tema: Problema da Seleção
SÃO PAULO
Novembro / 2021
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.................................................................3
2-OBJETIVOS....................................................................12
3-RESULTADOS………....................................................14
4-CONCLUSÃO..................................................................17
5-REFERÊNCIAS...............................................................18
1- INTRODUÇÃO
Este relatório consiste na análise de dois algoritmos que a priori seriam possíveis soluções para o problema da Seleção. O problema da Seleção consiste na elaboração de um algoritmo que receba como valores de entrada: Um Array de números inteiros contendo ‘n’ elementos e um número inteiro ‘i’, tal que i deverá ser um valor entre 0 e n - 1 (Em pseudo código ou para linguagens como FORTRAN, o valor de i variaria entre 1 e n, esta diferença se dá pela diferente sintaxe da maneira como um elemento de um array é utilizado).
O algoritmo para o problema da Seleção deve retornar o i-ésimo menor elemento do array em questão, sendo este array ordenado ou não. Esse algoritmo para Seleção é deveras interessante podendo ser usado para estudo estatísticos de diferentes espaços amostrais facilitando encontrar a mediana e os valores extremos de um determinado conjunto. Para a resolução deste problema temos dois algoritmos em pseudocódigo para se analisar e averiguar se resolvem o problema explicado e qual desses dois seria a solução mais eficiente em relação ao seu tempo de processamento. Os dois pseudocódigos de solução são:
Selecao1 ( A , i )
1- Ordene( A )
2- return ai
Selecao2 ( A , i )
1- q ← Particao( A )
2- if n = 1
3- then return a1
4- if i < q
5- then return Selecao2 ( A[ 1 : q - 1] , i )
6- else if i > q
7- then return Selecao2 ( A[ q + 1 : n] , i - (q + 1) )
8- else return aq
Para a análise dessa situação iremos adaptar os pseudocódigos para linguagens que possam ser compiladas ou interpretadas, realizaremos testes para primeiro, atestar se o algoritmo de fato soluciona o problema da seleção, e segundo analisar o tempo de execução de cada algoritmo para se concluir qual é mais eficiente
Para a “tradução” dos pseudocódigos apresentados usaremos da linguagem de programação interpretada Python, mais especificamente em sua versão 3.8.9, em uma computador pessoal Windows 7 Ultimate com 4Gb de RAM e com processador Intel Pentium Dual CPU E2160 1.80Ghz, usando da IDE Visual Studio Code versão 1.56.2.
No algoritmo da Selecao1 temos uma estrutura bem simples, o array é primeiramente reorganizado sendo ordenado em ordem crescente, uma vez que este array está ordenado se retorna o elemento A[i] (Para linguagens em que o array vai de 1 até n) para saber qual é o i-ésimo menor elemento do array. O tempo de processamento deste algoritmo em questão depende muito do tipo de ordenação escolhida, em nosso caso usaremos um algoritmo de ordenação de alta eficiência com tempo de processamento equivalente a Θ(n.lg(n)) em caso médio, se considerarmos o tempo de ‘return’ como ‘c1’, teríamos um tempo de processamento próximo de Θ(n.lg(n)) + c1.
Código da Selecao1 em Python:
def mergeSort(Array):
if len(Array) > 1:
mid = len(Array) // 2
left = Array[:mid]
right = Array[mid:]
mergeSort(left)
mergeSort(right)
i = 0
j = 0
k = 0
while i < len(left) and j < len(right):
if left[i] <= right[j]:
Array[k] = left[i]
i += 1
else:
Array[k] = right[j]
j += 1
k += 1
...