TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

ICET – Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Departamento de Engenharia Mecatrônica

LEANDRO teixeira CRUZ

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

São paulo

2017


Lista de figuras


Sumário

1        O que é certificado digital        3

2        Como requerer um certificado digital        4

3        Tipos de transações seguras usando certificado digital        4

4        Tipos de certificados        5

4.1        Classificação dos certificados        6

4.1.1        Classificação quanto à aplicação        6

4.1.1.1        Tipo A: Certificado de Assinatura Digital        6

4.1.1.2        Tipo S: Certificado de Sigilo/Confidencialidade        7

4.1.1.3        Tipo T: Certificado de Tempo        7

4.1.2        Classificação quanto à forma de armazenamento        7

4.1.2.1        Certificados A1        7

4.1.2.2        Certificados A3        8

4.1.2.3        Certificados A4        8


  1. O que é certificado digital

Certificado digital é a identidade virtual usada por pessoa física ou jurídica que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Diferentemente dos documentos utilizados usualmente para identificação pessoal como CPF e RG, o certificado digital possui um período de validade no qual é possível usá-lo para assinar um documento. A conferência das assinaturas eletrônicas, contudo, pode ser feita a qualquer tempo.

O certificado digital pode ser revogado antes do período definido para expirar. As solicitações de revogação devem ser encaminhadas à autoridade certificadora (AC) que o emitiu. O cancelamento pode ser devido a diversos fatores, tais como comprometimento da chave privada ou alterações de dados do certificado.

Graças ao emprego de técnicas avançadas de criptografia, ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas, atribuindo validade jurídica.

Trata-se de um arquivo eletrônico, emitido após a verificação da identidade do titular, por uma autoridade certificadora (AC). O certificado, portanto, contém dados referentes a uma pessoa ou organização e os relaciona a um par de chaves criptográficas único para cada pessoa, conhecidas como chave privada de assinatura e chave pública de verificação. Essas duas chaves são geradas aleatoriamente por funções matemáticas e trabalham em conjunto. Tudo que uma assina, a outra, e somente a outra, é capaz de verificar. Assim, a chave privada é guardada sob a posse do usuário enquanto a chave pública é distribuída livremente na forma de um Certificado Digital. Para proteger a chave privada de assinatura e facilitar o acesso ao certificado digital, ambos são geralmente armazenados nos chamados dispositivos criptográficos, como o smart card e o token.

Um Certificado Digital normalmente apresenta as seguintes informações:

Figura 1 - Conteúdo de um certificado digital

[pic 1]

Fonte:

  1. Como requerer um certificado digital

Para obter um certificado digital, o primeiro passo é escolher uma AC. Há várias delas no mercado, todas subordinadas ao ICP-Brasil, serviço público criado em 2001, que monitora e regulamenta a emissão desses certificados no Brasil. O interessado deverá solicitar a emissão do certificado digital desejado no próprio portal da Internet da AC escolhida. A lista completa de ACs e informações complementares do procedimento de compra de certificados digitais pode ser acessado no site do ICP-Brasil.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), uma autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, credencia e audita as ACs brasileiras.

  1. Tipos de transações seguras usando certificado digital

Como na certificação digital os usuários podem ser identificados de forma clara e inequívoca, ainda que remotamente, há uma vasta gama de atividades que se tornam passíveis de migração para o meio eletrônico. Assim, essa ferramenta permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais, operações bancárias virtuais, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas.

Os aplicativos de software, redes e computadores podem utilizar seu certificado digital de várias maneiras, por exemplo:

  • Autenticação de Cliente:  termo usado para descrever como você pode comprovar sua identidade para outra pessoa ou computador. Os bancos on-line, por exemplo, certificam-se de que você é o cliente verdadeiro de uma determinada conta, permitindo o acesso aos seus dados financeiros e a realização de operações bancárias sem que seja necessário dirigir-se a uma agência. Alguns sites exigem que você apresente seu certificado digital para permitir o acesso a áreas restritas, como as destinadas a assinantes de determinado serviço
  • Assinatura Digital: comprova que a pessoa criou ou concorda com o documento assinado. Permite o envio de e-mails assinados ou até mesmo secretos, a contratação de serviços, a delegação de poderes, entre tantas outras atividades do nosso dia a dia que outrora exigiam assinatura manuscrita e reconhecimento de firma. A assinatura digital oferece um nível mais alto de segurança do que uma assinatura escrita porque verifica que a mensagem veio de determinada pessoa e não foi alterada por acidente ou intencionalmente. Desta forma, se você assinar um documento, não poderá renegar a assinatura, alegando que ela foi falsificada (isto é conhecido como não-repúdio).
  • Criptografia: garante o sigilo das informações em trânsito entre computadores ou no armazenamento.

  1. Tipos de certificados

Os certificados digitais mais populares são o e-CPF e o e-CNPJ que, como indicam em seus nomes, funcionam tal qual uma versão eletrônica do seu CPF e CNPJ, estando inclusive vinculado a estes documentos e identificando você perante à Receita Federal.

Com o e-CPF, você pode obter cópias de declarações do imposto de renda, simplificar o processo de recolhimento do FGTS ou realizar serviços cartoriais pela Internet. Já com o e-CNPJ, é possível assinar documentos digitais com validade jurídica, emitir notas fiscais eletrônicas ou realizar transações bancárias em meios eletrônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com