A Engenharia de Software e Gerencia de Projetos
Por: mariouryu • 22/3/2016 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
Engenharia de Software e Gestão de Projetos
3 pilares da Engenharia de Software – Custo, Prazo e Qualidade
Ciclo de vida de software – Métodos, ferramentas e
Modelos de prototipação tradicionais
Cascata
O – Apropriado para pequenos projetos, simples e onde há requisitos bem definidos.
V – Ajusta-se melhor a abordagem estruturada
D – Não é recomendado para abordagens a orientação a objetos, por ser um modelo sequencial, e ele é arriscado, pois caso haja problemas com os requisitos todo o processo terá que ser refeito.
Espiral
O – É o único que tem a análise de riscos.
O projeto é revisado e se define planos para a próxima “volta da espiral”, se a decisão for continuar.
Ele é construído “pedaço por pedaço”.
V – Os testes são mais efetivos, pois cada etapa é validada após ser concluída.
D – Requer mais tempo pois para cada incremento é necessário fazer uma análise.
Modelo Incremental
O – Tem como objetivo trabalhar junto do usuário para descobrir seus requisitos, de maneira incremental, até que o produto final seja obtido. Ele é construído “pedaço por pedaço”.
V – c
D –
Prototipação
O – Tem como objetivo entender os requisitos do usuário e, assim obter uma melhor definição dos requisitos do sistema, é adequado quando o cliente definiu um conjunto de objetivos gerais para o software, mas não os identificou detalhadamente.
V – Possibilita que o desenvolvedor crie um modelo do software que deve ser construído.
Tem ciclo de vida eficiente.
É muito útil para levantamento de requisitos.
D – É utilizado somente na fase inicial, porque não aborda todas as etapas de desenvolvimento como implementação, teste e operação/manutenção, apenas requisitos, análise e projeto.
Incerteza de conhecer no início do desenvolvimento o tempo que levará.
...