A Gerencia de Memória
Por: jeanfbd • 18/10/2015 • Abstract • 905 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
Gerência de Memória – Questões para estudo
1. Quais as funções básicas da gerência de memória?
R: Reduzir ao mínimo as operações de E/S à memória secundária, sob pena de causar graves problemas de desempenho ao sistema como um todo. Deve-se manter na memória principal a maior quantidade de processos para maximizar o compartilhamento dos recursos entre eles.
2. Considere um sistema computacional com 40 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10 Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20 Kb de memória?
R: Em um sistema de alocação contigua de memória, onde são disponibilizados 40Kb de espaço de memória, 10Kb serão ocupados pelo sistema operacional, sobrando 30Kb para subutilização onde o programa irá ocupar 20Kb da memória, sobrando 10Kb de área livre de memória que impossibilita o seu preenchimento.
3. Suponha um sistema computacional com 64 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14 Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 80 Kb, formado por um módulo principal de 20 Kb e três módulos independentes, cada um com 10 Kb, 20 Kb e 30 Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?
R: Com a técnica de Overlay em memórias de alocação contigua, irá reservar dos 64Kb disponíveis, 14Kb para o SO, 20Kb para o módulo principal e irá utilizar o restante da memória que sobrou ou seja 30Kb para a área de overlay. Onde o maior modulo independente possui também possui 30Kb, sendo assim a área é suficiente para atender a todos os três módulos de 30Kb, 20Kb e 10Kb realizando a subutilização da área.
4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30 Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não seja possível, como o problema poderia ser contornado?
R: Com a técnica de overlay não seria possível realizar a execução desse módulo a menos que houvesse a subdivisão dos módulos para módulos que consigam operar com 30Kb de memória área de overlay.
5. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?
R: Fragmentação interna são os espaços de áreas livres que são deixados pelas partições da memória que não são completamente utilizadas, já a fragmentação externa é quando a memória possui o espaço necessário para a execução porem esse espaço não é continuo impossibilitando a alocação.
6. Suponha um sistema computacional com 128 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64 Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8 Kb), P2 (24 Kb) e P3 (32 Kb). Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.
a) P1 ← PA (6 Kb); P2 ← PB (20 Kb); P3 ← PC (28 Kb)
R: 2KB, 4Kb e 4Kb
b) P1 ← PA (4 Kb); P2 ← PB (16 Kb); P3 ← PC (26 Kb)
R: 4Kb, 8Kb e 6Kb
c) PI ← PA (8 Kb); P2 ← PB (24 Kb); P3 ← PC (32 Kb)
R: 0Kb, 0Kb, 0Kb não haverá fragmentação interna
7. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utilizando apenas a técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36 Kb? Se for possível, como?
8. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação à alocação estática
relocável ?
9. Considere que os processos da tabela a seguir estão aguardando para serem executados e que
cada um permanecerá na memória durante o tempo especificado. O sistema operacional ocupa uma
área de 20 Kb no início da memória e gerencia a memória utilizando um algo ritmo de
particionamento dinâmico modificado. A memória total disponível no sistema é de 64 Kb e é
alocada em blocos múltiplos de 4 Kb. Os processos são alocados de acordo com sua identificação
(em ordem crescente), e irão aguardar até obter a memória de que necessitam. Calcule a perda de
...