A Gol e Natura
Por: Marcio Botelho • 3/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 290 Visualizações
Vamos abordar uns comparativos entre estruturas da Tecnologia da Informação da empresa NATURA de Cosméticos e a GOL de Transportes Aéreos.
Natura
Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda.
CNPJ: 71.673.990/0001-77
Endereço: Rodovia Anhanguera, s/nº - km 30,5
Cidade: Cajamar, SP.
CEP: 07750-000
Tamanho: Grande Porte
Fazem parte dessa rede, aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano.
Missão: A maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta. Por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identifica com a grande massa da população.
Visão: Promover o bem-estar, estar bem é a ralação empática e bem sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, e com a natureza no qual fazemos parte.
Valores: Valorizam ao máximo as relações e o potencial humano. Respeita e estimula a individualidade enriquecendo a diversidade. Buscando contribuir o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações.
A empresa Natura, é líder em preferência dos consumidores no segmento de higiene, perfumaria e cosmética, com índice de 44%. Nas Operações Internacionais, registram uma evolução em conhecimento e preferência em todos os países onde possuem operações. Nos últimos cinco anos, registramos evolução na receita líquida a um ritmo médio de 13% ao ano e ampliação da nossa rede de vendas.
Por meio dos distribuidores, os produtos chegaram até a Bolívia. Estruturando com oito centros de distribuições no País e seis nas Operações Internacionais que movimentam cerca de 62,3 mil pedidos de CNs por dia.
Estratégias
Por ano, a empresa destina entre 2,5% e 3% do faturamento para pesquisa e desenvolvimento.
- Financiamento do esforço de inovação com apoio de órgãos de fomento à pesquisa. Na estrutura interna, a inovação tem status de vice-presidência. (Nível Institucional - Plano Estratégico);
- Embaixo dela, estão as áreas de desenvolvimento de produtos, ciência e tecnologia, gestão de redes de inovação e segurança do consumidor. (Nível Intermediário - Plano Tático);
- Após vem o nível operacional para as execuções de extração da matéria prima com as cooperativas, visando sempre no meio ambiente, para que os operários possam realizar as criações dos produtos. (Nível Operacional - Plano Operacional);
[pic 1]
Biodiversidade
Para ficar mais próxima da biodiversidade brasileira, a matéria-prima de seus produtos, a Natura mantém um núcleo de inovação na Amazônia e se relaciona com 36 comunidades fornecedoras. Em 2012, elas representaram 3,5 mil famílias.
Existe uma área que cuida apenas do desenvolvimento de processos para extração sustentável. – A empresa chega à comunidade para ensinar de como realizar a extração de forma sustentável, pois o conhecimento que ela já possui pode não servir para atividade em escala industrial e a parceria envolve valores que permitem à família retirar o sustento da extração – diz o diretor regional Sul, Daniel Levy.
Investimentos tecnológicos
Por trás de cada produto da Natura Ekos, existe uma equipe de cientistas e especialistas dedicados a desenvolver tecnologias que reduzam ao máximo o impacto sobre o meio ambiente, promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades fornecedoras de matérias-primas e garantem a melhor experiência sensorial ao consumidor. A esse conjunto de esforços que visam o bem de todos, damos o nome de Tecnologias Verdes.
Tecnologias verdes adotadas - Natura Ekos:
Vegetação das Fórmulas: Desde 2005, a Natura trabalha para substituir todas as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética por matérias-primas de origem vegetal, ou seja, provenientes de fontes renováveis, em respeito ao meio ambiente e às gerações futuras. Inspiradas nas sabedorias das comunidades fornecedoras e nas tradições ligadas a frutos, sementes, raízes e folhas da biodiversidade brasileira, as fórmulas dos produtos de Natura Ekos contém a concentração ideal de óleos vegetais desses ativos para que o consumidor obtenha os benefícios oferecidos pela natureza.
- Plástico Verde: Todas as embalagens dos condicionadores e dos refis são feitas com Plástico Verde (Polietileno Verde). Além de ser 100% reciclável, ele possui a vantagem de ter origem renovável, pois é feito a partir da cana-de-açúcar, e emite menos carbono em relação aos plásticos convencionais.
- Papel Reciclado pós-consumo: Embalagens, denominadas cartuchos, são 100% recicláveis e ainda contém 40% de fibras de papel reciclado pós-consumo, o que quer dizer que esse material foi obtido a partir de vários tipos de embalagens e de outros materiais de papel, que chegaram até o consumidor final, foram descartados, recolhidos e processados por empresas recicladoras dando origem a papéis reciclados.
- Refil: Além de ser uma opção mais econômica para o consumidor, pois custa, em média, 20% mais barato do que produto regular, os refis têm a vantagem de consumir menos material de embalagem (plástico, papel, vidro, etc) em relação aos produtos regulares, representando uma redução na utilização de recursos naturais, na geração de resíduos sólidos e também na emissão de gases de efeito estufa.
- Rótulo-Bula: Em vez de utilizar silk e imprimir as informações sobre os produtos diretamente no frasco, Natura Ekos optou por usar rótulos-bula, feitos de um filme plástico autoadesivo facilmente destacável, o que contribui para o processo de reciclagem das embalagens. Sempre que for jogar fora uma embalagem de Natura Ekos, retire o rótulo-bula e descarte tanto a embalagem quanto o rótulo no lixo seco. Atualmente, a Natura realiza testes para produzir um rótulo que também seja reciclável.
- Tampa Rosca: O mesmo tipo e tamanho de tampa são utilizados na maioria dos produtos da linha Natura Ekos. Isso diminui o uso de moldes diferentes e evita o gasto desnecessário de aço. Seu formato rosca facilita a retirada para a reposição dos produtos contidos nos refis.
GOL
Desde o seu início a GOL se destacou pelo investimento em tecnologia, a fim de melhorar a prestação de serviços para com seus clientes. A empresa conta com uma área interna voltada ao desenvolvimento da tecnologia da informação.
Com o intuito de facilitar a vida de seus clientes, a companhia sempre investe em novidades que facilitam a viagem, como por exemplo, o serviço “bagagem expressa”, que permite aos viajantes façam o check-in, a pesagem e etiquetagem da passagem por meio do autoatendimento.
...