A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES
Por: Rafael Junio Silva rjs2 • 25/3/2019 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Rafael Junio Silva
BSI V
25/02//2019
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES
Os autores da obra são especialistas em Administração, área que apresenta intimidade com o tema abordado, visto a afinidade com conhecimentos que envolvem a competição em níveis de mercado e Gestão do Conhecimento, sua abordagem e importância.
A obra aqui abordada trata da forma como a Gestão do Conhecimento passou a influenciar a atuação das organizações e o mundo corporativo. O foco é o planejamento estratégico das organizações e a forma como definem o uso da conhecimento, ou seja, qual informação utilizar, de qual forma utilizá-la e como realizar em tempo hábil para dominar a vantagem competitiva.
. O objetivo da obra é apresentar no contexto histórico como as organizações passaram a perceber a necessidade de conhecimento de seus colaboradores, bem como promover o crescimento mútuo e melhorar sua atuação, alterando os paradigmas e promovendo o uso eficiente do conhecimento e formando seu capital intelectual., possibilitando o cumprimento da missão da organização e assim compreender qual o comportamento do mercado diante das oportunidades e desafios.
A imagem das organizações, com o tempo, deixou de demonstrar a tradicional e incessante busca pelo lucro e passou a se apresentar de maneira diferenciada, tanto ao público interno, quanto ao público externo, incorporando o capital humano a seu patrimônio, explorando sua capacidade e expandindo o potencial da organização, através da gestão do conhecimento, atingindo também vantagem competitiva em níveis de mercado.
O ambiente passou a ser mapeado e compreendido, possibilitando a adaptação e controle deste, conforme objetivos negociais, o ambiente de trabalho passou a exigir o envolvimento, apoio e reconhecimento social e o treinamento e a capacitação ganharam mais importância, possibilitando despertar atitudes empreendedoras em cada profissional.
Verifica-se nas organizações em geral, a individualidade das características de cada colaborador, o que os torna únicos. Cabendo assim aos gestores identificar o que é necessário proporcionar para que a organização perceba um bom desempenho de seu capital humano, visto que qualquer organização é composta por pessoas, sendo dependente destas para o alcance de seus objetivos (planejamento, organização, operação, etc.).
Estudar e conhecer as pessoas configura uma unidade básica em qualquer organização, bem como o desenvolvimento de seus colaboradores. Funcionários dotados de maiores conhecimentos podem proporcionar à empresa, vantagens em relação a concorrentes e uma maior lucratividade. E para as pessoas, maior conhecimento e especialização ampliam as chances no ambiente corporativo.
A necessidade de entender, organizar, controlar e lucrar, através do conhecimento, proporcionou que a abordagem da Gestão do Conhecimento, ganhasse força e recebesse atenção no mercado de trabalho e no meio acadêmico, atribuindo ao conhecimento o conceito de um ativo intangível para as organizações.
A Gestão do Conhecimento baseia-se em recursos existentes, como uma boa gestão de sistemas de informação, uma gestão de mudança organizacional e boas práticas de recursos humanos. O conhecimento tácito e explicito devem ser constantemente verificados para construção da melhoria necessária à organização.
Uma empresa cria valor ao promover a Gestão do Conhecimento e aumenta este valor com sua efetiva aplicação, reduzindo a carga de questionamento a seus gestores e possibilitando o desenvolvimento do capital humano. Assim alcançará longevidade e qualidade no seu ciclo produtivo e administrativo resultando na plena excelência operacional.
...