A Lista Sistemas Distribuídos Capítulo Tenebaum
Por: danisant17 • 24/1/2023 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Lista de Exercícios Capítulo 5
Aluno: Daniel Santiago da Silva
Matrícula: 21950879
- Dê exemplo de onde um endereço de uma entidade E precisa ser resolvido para um outro endereço a fim de poder acessar E.
R= Os endereços IP são um exemplo, pois não fornecem o endereço direto para a entidade E, é necessário que ocorra uma tradução por parte de um servidor DNS que enfim retorna o endereço de acesso a entidade E.
- Forneça alguns exemplos de identificadores verdadeiros
R= Endereço Ethernet, Endereços de memória, ISBN de livros ou números de identificação de produtos de software e hardware.
- Um identificador tem permissão de conter informações sobre a entidade que ele referência?
R= Sim, ele pode conter informações da entidade por ele referenciada. Ele só não pode referenciar mais de uma entidade ou ser reutilizado, senão perde a propriedade de ser um identificador.
- Explique o funcionamento do sistema CHORD.
R= No sistema Chord é usado um espaço de identificadores de m bits para designar identificadores escolhidos aleatoriamente a nós, bem como chaves a entidades específicas. Uma entidade com chave k cai sob a jurisdição do nó que tenha o menor identificador id ≥ k. Esse nó é denominado sucessor de k -> succ(k). Os nós são organizados logicamente em anel. O sistema Chord utiliza um roteamento do tipo Skiplist na qual é mantido em cada nó uma tabela de derivação (finger table) de, no máximo, m entradas (FTp[i]=succ(p+2i-1)). A i-ésima entrada aponta para o primeiro nó que sucede p por, no mínimo, 2i-1. Portanto, para consultar uma chave k, o nó p repassará imediatamente a requisição ao nó q com índice j na tabela de derivação de p’, onde: q= FTp[j] ≤ k ≤ = FTp[j+1]. Envia para o sucessor, caso não exista.
- Qual a maior desvantagem de consultas recursivas na resolução de uma chave em um sistema baseado em DHT?
R= A principal desvantagem é que a consulta recursiva gera custo de desempenho muito grande ao servidor DHT, pois um nó repassa uma requisição de consulta para o próximo nó, mantendo o processamento apenas na parte do servidor ao invés do cliente.
- Considerando que uma abordagem de duas camadas baseada em uma localização nativa seja uma especialização de um serviço hierárquico de localização, onde está a raiz?
R= A raiz está em um de nível mais alto que abrange a rede toda.
- Considere uma entidade que muda da localização A para B, passando por várias localizações intermediárias onde residirá apenas por tempo relativamente curto. Quando chega a B, ela se acomoda por um tempo. A mudança de endereço em um serviço de localização hierárquica ainda pode levar um tempo relativamente longo para ser concluída e, portanto, deve ser evitada quando a entidade estiver visitando uma localização intermediária. Como essa entidade pode ser localizada em uma localização intermediária?
R= Podemos implementar uma localização nativa nesse caso, em que apenas o nó-domínio mais próximo do nó-folha original atualiza seu enderenço para a localização intermediária corrente da entidade. Quando sua mobilidade reduz e finalmente se acomoda na localidade B, então é feita a atualização do seu endereço no serviço de localização da forma convencional.
...