A ORIENTAÇÃO A OBJETOS JAVA
Por: Rodrigo Matheus • 27/5/2019 • Artigo • 489 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
- Encapsulamento:
Separa o programa em partes. Uma classe tem atributos onde somente a classe acessa, porem podem ser alterados com os getters e setters.
public class Empregado {
String nome;
int cpf;
String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public int getcpf() {
return cpf;
}
public void setCpf(int pdf) {
this.cpf = cpf;
}
- Polimorfismo:
Capacidade que o Java nos dá de controlar todas as formas de uma maneira mais simples e geral, sem ter que se preocupar com cada objeto especificamente. Cada objeto terá sua forma própria.
Ex:
Pizza pizzaCalabresa = new Pizza();
Pizza pizzaNapolitana = new Pizza();
- Herança:
Criar classes usando outras classes já existentes, uma classe herda as características de outra se forem parecidas, também podem ser adicionados mais atributos a classe.
Ex:
Numa revenda de veículos temos carros e motos, todos pertencem a classe “Veiculo”, tendo em comum varias características como: motor, marca, preço, cor.. Mas tem outras características que apenas os carros têm: 4 rodas, ar-condicionado... As caraterísticas que as duas subclasses “Carro” e “Moto” tem em comum são herdadas da classe mãe/Superclasse “Veiculo” e os atributos específicos de cada classe são adicionados em cada.
- Classes Abstratas:
Não permitem realizar qualquer tipo de instância. São classes feitas especialmente para serem modelos para suas classes derivadas, servem para classificar grupos de objetos.
Ex: Criar um objeto carro esportivo e carro de passeio, crio uma classe mãe que será abstrata chamada de automóvel (os dois objetos pertencem a essa classe) e nela com get e set do fabricante. Assim, ao criar as classes CarroEsportivo e CarroPasseio eu estendo classe automóvel e desço o get e set fabricante. dessa maneira ao instanciar o objeto tanto faz qual das duas classes eu terei que preencher qual o fabricante do carro.
- Interface:
Um plano grafico que faz a comunicação entre dois meios diferentes, criando escolhas para as classes implementarem.
Ex: sistema operacional, cardápio, aplicativo.
- Sobrecarga:
quando você escreve métodos com o mesmo nome mas com assinaturas diferentes.
Ex:
public void init()
public void init(String value)
public void init(Sring value, String key)
public void init(Integer value)
Sobrescrita - Em uma herança temos na classe mãe e na subclasse método com mesmo nome e assinatura, mas com saída de dados diferentes.
...