A Programação Pascal
Por: rafaeloli0019 • 20/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
COMANDOS DE:
ATRIBUIÇÃO / ENTRADA / SAÍDA
COMANDO DE ATRIBUIÇÃO
-Sinal adotado :=
-Permite fornecer/colocar um valor numa variável
-O tipo da informação contida, tem que ser compatível com o tipo da variável
8variável lógica := conteúdo lógico;
8variável caracter := conteúdo caracter;
8variável inteiro := conteúdo inteiro;
8variável real := conteúdo real ou inteiro; COMANDO DE ATRIBUIÇÃO Forma geral variável := constante; --> a:= 10; variável := variável; --> a:= b; variável := expressão; --> a:= 10 + b;
FORMA GERAL DE UM ALGORITMO
PROGRAMA nome_do_programa;
Var (*declaração das varáveis*)
INÍCIO
Nome do Programa = nome relacionado ao problema em questão.
Ex.: Media_Alunos, cálculo_área_circulo.
Bloco Início e Fim = agrupa o conjunto de ações a ser realizado pelo algoritmo. Serve também para delimitar blocos de comandos a ser executados dentro de condições.
FORMA GERAL DE UM ALGORITMO
Os algoritmos devem ser “alimentados” com dados para efetuarem as operações e cálculos que são necessários a fim de alcançar o resultado desejado. Para isso precisamos dos comandos de entrada e saída.
Entrada: alimentação com dados fornecidos
Saída: Resultado esperado.
Exemplo:
PROGRAMA exemplo_1;
Var
Nome : String; Sal_Liq : Real; Idade : Inteiro;
Sexo : Char;
INÍCIO
Nome:= ‘Clara’; Sal_Liq:= 4000.00; Idade:= 25;
Sexo:= ‘F’; FIM.
Análise do Algoritmo:
• Como foi declarado a variável Nome como Caractere, nunca poderá ser colocado um número (representando um valor) dentro desta variável.
•Declaramos Idade como sendo uma variável do tipo Número-Inteiro, portanto, nunca poderemos atribuir um valor Lógico ou Caractere a variável Idade.
•Quando você declarar uma variável de um tipo, dentro desta só poderemos armazenar dados daquele tipo.
Exemplos: Válidos Não Válidos
Idade:= 100 Idade:= 'maria'
Idade:= 3982748 Idade:= verdadeiro
Idade:= 29 Idade:= 'vinte e nove'
Análise do Algoritmo:
•Quando você quer atribuir um conteúdo a variável do tipo caracter, este conteúdo deve estar entre apóstrofe.
Ex.: nome := 'maria'
•Sempre que nos referirmos a uma variável estamos nos referindo ao seu conteúdo. Assim podemos fazer cálculos usando os nomes das variáveis. Vejamos a seguir:
COMANDO DE ENTRADA DE DADOS ( LEIA )
• Maneira pela qual colocamos/alocamos um
determinado valor numa variável
Outras formas de entrada:
- Teclado
- Leitora óptica
- Scaner, etc
A execução da instrução de leitura (entrada de dados), pressupõe que os dados serão fornecidos do meio externo (teclado), e serão armazenados na memória. Uma vez na memória, podemos manipular estes dados conforme nossa necessidade.
COMANDO DE ENTRADA DE DADOS (LEIA)
Forma geral
Leia (variável_1, variável_2 . . . Variável_N);
ou
Leia (variável_1);
Leia (variável_2);
Leia (variável_N);
COMANDO DE ENTRADA
O comando de entrada LEIA possibilita que o usuário informe um valor ao qual será atribuído à variável em questão.
A sintaxe deste comando exige obrigatoriamente uma variável: LEIA (nota); A variável identificada por nota, deve ter sido declarada anteriormente com seu tipo, de acordo com a necessidade da informação a ser obtida.
COMANDO DE ENTRADA
Sempre após um comando de entrada (Leia), o sistema ficará aguardando a digitação de um dado qualquer, e o pressionamento da tecla < ENTER> para finalizar o comando, atribuindo desta forma o valor digitado à variável em questão.
Exemplos: Leia (Nota);
Leia (nota1, nota2, notasub);
Considerações:
- O computador sabe que quando encontrar um comando de leitura (Leia) ele deve esperar que seja digitado um valor pelo teclado e um
para somente depois ir para o próximo comando. - Vamos supor que você entrou via teclado com o nome 'Maria da Silva', isto eqüivale ao seguinte comando:
Nome := 'Maria da Silva'
• O comando Leia nos dá a vantagem de, ora entrarmos com um valor, ora com outro, sem termos que alterar o algoritmo (dinâmico).
Diferença entre o comando Leia e o de atribuição
O comando Leia (dinâmico): faz com que a variável nome receba um conjunto de caracteres do meio externo(teclado por exemplo).
O comando de atribuição := (estático): faz a variável nome receba um conjunto de caracteres num determinado instante do algoritmo, sem nenhuma influência externa.
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