A REDE DE SENSORES SEM FIO
Por: Marcos Fernandes • 25/11/2022 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
COMPUTAÇÃO UBÍQUA
RIO DE JANEIRO, RJ
25/11/2022
REDE DE SENSORES SEM FIO
Enunciado
Redes de sensores sem fio
Com o grande avanço das inovações tecnológicas, as redes de sensores sem fio vêm sendo estudadas com maior intensidade. A ideia é que se tenha uma rede de sensores sem fio em uma grande quantidade de nós — sensores propícios a falhas sendo interligados sem fio entre eles —, com características de baixo custo, baixo consumo de energia e menores em tamanho, constituídos assim de dispositivos autônomos espalhados espacialmente, sendo utilizados para o monitoramento de condições físicas ou ambientais.
Conhecida também como a terceira onda da computação, a computação ubíqua nada mais é do que termos dispositivos conectados em diversos locais de maneira transparente para as pessoas, mas não sendo percebido por elas, estando de forma permanentes conectados à internet e sendo aplicáveis em qualquer ambiente. Descreva como poderíamos ter um ambiente ubíquo em uma aplicação médica em um hospital.
Procedimentos para elaboração:
Analisar o ambiente; realizar o projeto para atender a cada item/fator do hospital; elaborar uma lista de conexões destes sensores; quais informações serão obtidas naquele ambiente; resultados esperados do ambiente proposto.
Resposta
Visando uma maior automação e controle do ambiente hospitalar tenho as seguintes propostas de automação, são elas:
1- Integração total dos equipamentos de controle dos pacientes a uma central de monitoramento.
a. Nessa central seriam configurados índices de limites aceitáveis a cada caso e de acordo com o motivo da internação. Dessa forma poderíamos eliminar uma das maiores reclamações de pessoas que visitam pacientes e os próprios pacientes que são os sons dos sensores principalmente em UTI´s.
2- Sensores nas baias e nos quartos com leitura de terminais que estarão nas roupas e jalecos de médicos e/ou enfermeiros. Dessa forma teremos um total controle das rotas e atendimentos feitos pelos profissionais. Nesses locais também teríamos leitores de QR Codes para que o profissional scaneei as medicações que serão aplicadas e os dados sejam inseridos aos devidos prontuários.
Lista de equipamentos necessários:
• Interligação dos equipamentos de controles com uma central de monitoramento.
• Leitor de QR Code em cada baia e quarto do hospital.
• Sensor para os jalecos e/ou uniformes dos funcionários.
Resultados esperados:
• Total controle do estado de saúde dos pacientes em tempo real.
• Possibilidade de disponibilizar para a família do paciente
...