A TECNOLOGIA APLICADA AO APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Por: Gabriela Michels • 12/8/2018 • Artigo • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 291 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1]
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL “13 DE MAIO”
EMIEP – ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Gabriela da Silva Michels[1]
Elaine Peres da Silva[2]
A TECNOLOGIA APLICADA AO APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em forma de artigo como requisito parcial para obtenção do grau de Técnico de Informática da Escola Estadual 13 de Maio Tangará da Serra – MT.
A banca foi composta pelos professores abaixo relacionados
Prof.ª Elaine Peres da Silva
Esp. Professora de Biologia
Orientadora
Prof.ª Clarice Gomes Clarindo Rodrigues
Me. Língua Portuguesa
Avaliadora
Prof.ª Paula Lima da Cruz Verciano
Esp. Química Licenciatura Plena
Avaliadora
Tangará da Serra
2016[pic 2]
R ESUMO
Este artigo de conclusão de curso descreve o funcionamento e a utilização da tecnologia aplicada ao exame de "Ressonância Magnética" - método diagnóstico por imagem que detalha órgãos e tecidos do corpo humano através de radiofrequência. Observa-se que por ser um método com menor potencial invasivo, o exame não utiliza a radiação ionizante, porém é importante que os pacientes sejam informados a respeito dos possíveis inconvenientes à saúde. Nessa direção, este trabalho consiste em verificar até que ponto as pessoas tem conhecimento sobre esse tipo de exame e os modos que a tecnologia aplicada no processo podem contribuir para a descoberta de doenças, assim como interferir na saúde, causando malefícios. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, a qual foi direcionada a um público diversificado. Os resultados obtidos revelam a eficiência da RM (Ressonância Magnética) através dos recursos tecnológicos no seu desenvolvimento, e que o conhecimento das pessoas sobre as vantagens e desvantagens do método diagnóstico, ainda são limitados.
Palavras Chave: Saúde; Imagem; Tecnologia; Ressonância Magnética.
ABSTRACT
This course completion paper describes the operation and use of the technology applied to the "Magnetic Resonance Imaging" examination - an imaging diagnostic method that details the organs and tissues of the human body through radiofrequency. It is observed that because it is a method with lower invasive potential, the test does not use ionizing radiation, but it is important that patients are informed about possible health problems. In this direction, this work consists in verifying the extent to which people have knowledge about this type of examination and the ways that the technology applied in the process can contribute to the discovery of diseases, as well as interfering in health, causing harm. To do so, conducted a field survey, which were targeted a diverse audience. The results obtained reveal the efficiency of MRI (Magnetic Resonance Imaging) through the technological resources in its development, and that people's knowledge about the advantages and disadvantages of the diagnostic method are still limited.
Keywords: Health, Image; Technology; Magnetic Resonance Imaging.
INTRODUÇÃO
RM (Ressonância Magnética) é um exame detalhado dos órgãos e dos tecidos do corpo humano, fornecendo informações difíceis de serem observadas ao olho nu, sendo um método que não utiliza a radiação ionizante sem métodos invasivos. A tecnologia aplicada aos equipamentos de RM ainda permeia um campo que é necessário desvendar por meio de estudo específico e através do conhecimento científico.
Em decorrência desse fato, objetiva-se com a pesquisa descrever o funcionamento e a utilização da tecnologia utilizada na Ressonância Magnética e sua importância nas descobertas de doenças.
Para a análise do artigo aplicou-se a modalidade quali-quantitava e o estudo de caso para a obtenção de dados da pesquisa. Para a entrevista empregou-se o tipo estruturada e semiestruturada. A busca de informações transcorreu de forma direta e indireta, em fontes bibliográfica, sites da internet entre outros. Os dados obtidos serão submetidos à análise no Microsoft Excel utilizando o gráfico setorial.
Acredita-se que existam meios didáticos para demonstrar quais tecnologias são aplicadas ao equipamento e informar a população o porquê do seu uso.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O conhecimento e capacidade para desenvolver e compreender representações do mundo, a Ciência; e o conhecimento envolvido na capacidade para fazer ou transformar alguma coisa, a Tecnologia, são campos de atividade cada vez mais interdependentes, tendo vindo a crescer na sociedade atual (PRAIA e CACHAPUZ, 2005). É possível identificar que a sociedade está crescentemente sendo submergida pela tecnologia de base científica, criando algumas necessidades tecnológicas em geral; consideradas como indicadores de melhoria da qualidade de vida.
O século XX ficou marcado pelos avanços tecnológicos, conquistas civilizacionais, massacres e revoluções políticas; as invenções tecnológicas são conquistas que modificaram profundamente a vida do indivíduo criando novas necessidades e novos hábitos de vida.
Os sistemas de transporte com montagem e produção em massa de veículos motorizados terrestres, marítimos e aéreos; as tecnologias de comunicação e entretenimento como cinema, rádio e televisão; a exploração do espaço; a electrònica e informática que estão na base dos sistemas de telecomunicações avançados, computador e Internet; os meios de diagnóstico médico, os antibióticos e os contraceptivos orais acrescentaram anos de vida e modificaram hábitos sociais; o uso de fontes de energia diversificadas e alternativas, em muitos casos, aos combustíveis fósseis; a melhoria dos sistemas de produção agrícola e industrial. (MARTINS, 2011 p. 2).
...