A Teoria Geral dos Sistemas
Por: bereno • 1/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 382 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
A Teoria Geral dos Sistemas, também conhecida como T.G.S., surgiu a partir de trabalhos realizados pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. Tal teoria teve como propósito analisar a inter-relação e natureza dos sistemas, por isso para que possamos compreender esta teoria, é necessário saber primeiramente o que é um sistema.
Um sistema se constitui na interação de um conjunto de processos, ou seja, um conjunto de elementos que, combinados geram algum tipo de função ou funcionamento. SENAC (2006). Em outras palavras, podemos entender que um sistema é constituído de conjuntos de elementos que são independentes mas que se interagem para atingir um objetivo em comum.
Todo sistema deve ser constituído de 4 características básicas, que são: os elementos, a relação dos elementos, objetivo comum e ambiente. Todavia, estes sistemas são constituídos de acordo com os parâmetros:
Entrada – insumos e energia que são transformados pelo sistema;
Processamento – transforma os insumos retirados do ambiente, para que tais possam ser utilizados pelo próprio sistema ou que sejam devolvidos para o ambiente;
Saída – Serviço ou produto através do estágio de transformação realizado pelo sistema;
Feedback – informações sistemáticas para o melhoramento continuo do sistema, através de análise e monitoramento;
Ambiente – meio externo que abrange o sistema.
Portanto, podemos citar os tipos de sistemas em: Abertos x Fechados; Concretos X Abstratos; Naturais X Artificiais e Simples X complexo; podendo assim ser classificados de diferentes maneiras como pela sua constituição, elementos, natureza, ambiente, entre outros.
Dessa forma a sua aplicação nos sistemas da informação, age de maneira em que são fornecidos dados, informações e conhecimentos, sendo que estes, são necessários para que o S.I. possa armazenar grandes quantidades de dados, processar transações de forma rápida, suporte para tomada de decisões, diferenciação competitiva, entre outros.
Um exemplo prático seria com a empresa ADM Distribuição e Logística, que atua no segmento de e-commerce, em que são vendidos livros pela internet. Neste caso a aplicação da T.G.S. está relacionado ao banco de dados da empresa, isto é, como a mesma fornece livros para os seus clientes, é indispensável um banco de dados atualizado. Assim, a empresa terá como informações as quantidades disponíveis do exemplar em seu estoque, atendendo suas demandas de maneira mais eficiente.
Fonte:
http://www.dmwebstudio.com.br/magali_de_macedo/wp-content/uploads/2010/02/teoria-geral-de-sistemas-aula-1.pdf
acesso: 25/8/2013.
http://kessia.blogs.unipar.br/files/2009/06/classificacao-de-sistemas-de-informacao-ii.pdf acesso em: 25/8/2013.
http://grupocurrupiao.blogspot.com.br/2007/01/viso-holstica-concepo-sistmica-e.html acesso em 26/8/2013.
...