A importância das aquisições de TIC no apoio ao processo de transformação digital do Governo
Por: xsriquex • 3/1/2023 • Projeto de pesquisa • 541 Palavras (3 Páginas) • 91 Visualizações
A importância das aquisições de TIC no apoio ao processo de transformação digital do Governo;
Com o cenário de novas transformações causadas pelo avanço da Tecnologia da Informação e da Comunicação – TICs, podemos constatar uma mudança nos processos de produção de bens e serviços, bem como, práticas de automação e soluções de TI para o alcance de resultados pretendidos.
Quando falamos da transformação digital, falamos também de inovação nas organizações. No poder público, isso não é diferente, pois temos o agente público como principal protagonista dessa nova era. Ou seja, personalizar o serviço do governo, é entender cada cidadão como único, levando os canais de atendimento cada vez mais efetivos para ele se conectar ao governo, mudando a característica antiga de visão da administração pública e se basear em dados e evidencias para melhoria do atendimento cada vez mais.
O desenvolvimento da transparência e a comprovação do acesso à informação são estratégias fundamentais para a garantia da democracia e para o aperfeiçoamento da administração pública. Uma transformação digital não é apenas a evolução dos equipamentos e sistemas tecnológicos, mas sim, das pessoas que estão ao redor dela, visto que essa transformação não veio para mudar diretamente a vida delas, mas facilitar o cotidiano de cada um. Com isso, podemos dizer que, com o avanço da era digital, torna-se necessária uma mudança imediata em várias vertentes, tanto nas esferas econômica, cultural, social, política e de mindset.
No âmbito do Estado do Ceará temos como exemplo de transformação tecnológica os atendimentos via chatbot, o portal único de serviços e o Ceará App que está a auxiliar toda população nesse novo momento em que estamos vivendo. Para tudo isso vemos a importância de ter boas práticas na aquisição de TIC, tanto na parte de equipamentos, quanto nos recursos humanos para gerenciar todo o processo de evolução.
Neste sentido, podemos destacar alguns aspectos fundamentais a serem seguidos durante esse processo de aquisição, como retrata a instrução normativa nº 01/2017 do governo do estado do Ceará, onde a mesma se baseia nos seguintes critérios: Deve-se atender as políticas e diretrizes que o governo solicita; demandas específicas dos órgãos conforme as necessidades e as que estão previstas nos planejamentos estratégicos; atender às premissas no plano operativo do órgão; produzir ações que possam impactar positivamente nos resultados; viabilizar o compartilhamento de recursos e de oportunidades entre órgãos e cumprir os prazos estabelecidos para o encaminhamento dos projetos.
É de suma importância a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na modernização da Administração Pública, no que diz respeito à busca das melhorias das funções governamentais. É nesse sentido que as aquisições de TIC estão diretamente ligadas às mudanças, pois com elas podemos definir qual a melhor tecnologia e metodologia a ser aplicada no desenvolvimento dos trabalhos, isso faz com que se tornem a base de todo processo.
A escolha correta de bens e serviços faz trazer: valor ao órgão, gerenciamento dos riscos, planejamento e melhores resultados na parte financeira e na humana de todo projeto. Investir da forma correta é essencial, quanto menos erro nas escolhas das aquisições maior será a assertividade dos objetivos estratégicos do processo.
...