Gestão da Produção-Gestão do Processo de Conversão que Transforma Insumos
Por: alainbr28 • 5/10/2015 • Resenha • 908 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
Gestão da Produção-Gestão do processo de conversão que transforma insumos, tais como matéria-prima e mão-de-obra, em resultados na forma de produtos e serviços. Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.
Processo Produtivo INSUMOS + COMPONENTES = RESULTADOS Num olhar hospitalar, o insumos são os pacientes, produtos médicos; os componentes são os médicos, enfermeiros, equipamentos; o resultado poderia ser pessoas saudáveis.
Modelo de Sistema Aberto
Ambiente Entradas Processo Saídas Ambiente
Classificação dos Sistemas de Produção- - Por grau de padronização dos produtos.- Por tipo de operações.- pela natureza do produto- Pela natureza do produto.
Planejamento- É um processo de tomada de decisões interdependentes que procuram conduzir a empresa para uma situação futura desejada.
Estratégia-É o caminho mais adequado a ser executado para o alcance dos objetivos e os desafios da empresa.
Estratégias de Negócios- Baixo custo: produção de produtos de mais baixo custo;Segmentação de mercado: Satisfação das necessidades de um determinado nicho de mercado.Diferenciação de produto: oferta de produtos que diferem significativamente dos da concorrência.
Planejamento e Controle? Garantir que a produção ocorra eficazmente; que seja produzida com qualidade a quantidade certa no momento adequado.
Tarefas de planejamento e controle: - Carregamento: determinação do volume com o qual uma operação produtiva pode lidar.- Sequência: determinação da prioridade de tarefas a serem desempenhadas.- Programação: decisão do tempo de início e fim de cada tarefa.
Diferenças entre planejamento e controle:- Plano: formalização do que se pretende.- Controle: lidas com variáveis não controláveis.
LIFO / UEPS: não leva em consideração a qualidade, flexibilidade e custo.
FIFO / PEPS: exata sequência de sua chegada.
O que é Just in Time? O que ele quer?Atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios com alto desempenho em todos os objetivos de produção; Estoque zero; processo de fluxo; tudo no momento necessário, em toda a cadeia; material, no local e no momento correto.- Características da abordagem Just In Time:
- produção com pouco ou sem estoque;
- manufatura veloz e enxuta;
- processo focado em resolução de problemas;
- material, no local e no momento correto;
- processo de fluxo;
- Modo de produção: tudo no momento necessário, em toda a cadeia.
- fluxo puxado;
- decisões descentralizadas
Similaridades e diferenças entre MRP e JIT: MRP: é um controle global. JIT: é um controle interno -Sem ordens de trabalho entre setores;- Estoque em processo monitorado entre as células e não mais para cada atividade.- A lista de materiais tem menos níveis do que num MRP convencional.
Kanban:
- Utiliza cartões para controlar e programar a produção e o uso de estoques; - Cartões têm a função de sinalizar a autorização para alguma atividade (produção ou estoque).- Sistema de comunicação e controle visual.- Administrar o sistema JIT.- Processo posterior busca o material no processo anterior.- Processo anterior produz o que será utilizado pelo posterior.
- Proíbe circulação/produção de materiais sem etiqueta.- Somente produtos sem defeitos seguem adiante no processo.
Produção Puxada x Empurrada- Empurrar: previsões de demanda; estoques disponíveis; maximizar a produção; altos volumes de estoques; máquinas altamente especializadas; erros no processo percebidos no final.- Puxar: produtividade – processo planejado e integrado; maximizar os erros; sem economia de escala adequação à demanda.
...