ABORDAGENS SOBRE SISTEMA DE RESERVA DE ELETRÔNICOS
Por: Bruno Ferreiro • 30/5/2021 • Trabalho acadêmico • 4.491 Palavras (18 Páginas) • 128 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
BRUNO GONÇALVES DA CUNHA FERREIRO - 2050201
ABORDAGENS SOBRE SISTEMA DE RESERVA DE ELETRÔNICOS
SÃO VICENTE
2021
BRUNO GONÇALVES DA CUNHA FERREIRO - 2050201
ABORDAGENS SOBRE SISTEMA DE RESERVA DE ELETRÔNICOS
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado a Universidade Paulista EAD.
Orientadora: Priscila Facciolli
SÃO VICENTE
2021
RESUMO
A engenharia de Software possibilita que softwares sejam desenvolvidos de forma estruturada para que tenham confiabilidade e boa usabilidade. O colégio Vencer enfrentava dificuldades com o empréstimo de aparelhos audiovisuais, tendo a necessidade de um software para melhor controle dos mesmos.
Neste contexto foi desenvolvida uma interface sistêmica simples com a ideia de evitar repetições e falhas nos processos por parte dos usuários e que possibilite que o colégio faça seu controle com eficiência, evitando perdas e desinformação sobre o paradeiro destes aparelhos.
Após os testes que serão realizados durante a implantação deste software será possível dizer se todos os recursos desenvolvidos abrangem a necessidade inicial do cliente.
A ideia do projeto é que o software gere uma economia de noventa porcento de tempo no controle destes aparelhos, onde os realizavam estes procedimentos manualmente e com registros apenas em papéis.
Palavras Chave: Engenharia de Software, Usabilidade, Confiabilidade, Controle.
ABSTRACT
Software engineering allows software to be developed in a structured way so that it has reliability and good usability. Colégio Vencer faced difficulties with the loan of audiovisual devices, having the need for software to better control them.
In this context, a simple systemic interface was developed with the idea of avoiding repetitions and failures in the processes on the part of the users and that allows the college to make its control efficiently, avoiding losses and misinformation about the whereabouts of these devices.
After the tests that will be carried out during the implantation of this software, it will be possible to say if all the resources developed cover the initial need of the customer.
The idea of the project is that the software generates a saving of ninety percent of time in the control of these devices, where they performed these procedures manually and with records only on paper.
Keywords: Software Engineering, Usability, Reliability, Control.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 - MENU HORIZONTAL..............................................................................11
FIGURA 2 - ÁRVORE MENU CADASTROS...............................................................11
FIGURA 3 - ÁRVORE MENU OPERAÇÕES..............................................................11
FIGURA 4 - CADASTRO DE USUÁRIOS...................................................................12
FIGURA 5 - CADASTRO DE ENTIDADES.................................................................13
FIGURA 6 - FORMULÁRIO CADASTRO DE PRODUTOS.........................................14
FIGURA 7 - FORMULÁRIO COMPRAS E ENTRADAS DE MERCADORIAS.............15
FIGURA 8 - FORMULÁRIO EMPRÉSTIMO DE APARELHOS...................................16
FIGURA 9 - FORMULÁRIO EMPRÉSTIMO DE APARELHOS – RETORNO..............17
FIGURA 10 - FORMULÁRIO CADASTRO DE PRODUTOS.......................................18
FIGURA 11 - OBJETO DA CLASSE PRODUTOS......................................................19
FIGURA 12 - BOTÕES DE RECURSOS DOS FORMULÁRIOS.................................20
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 ECONOMIA E MERCADO 4
2 REQUISITOS FUNCIONAIS, NÃO FUNCIONAIS E DE NEGÓCIO 5
3 QUALIDADE DO SOFTWARE 7
4 PLANEJAMENTO DE TESTES PARA REQUISITOS FUNCIONAIS 9
4.1 ROTEIRO DE TESTES 9
5 PROTÓTIPOS DE INTERFACES 11
5.1 CADASTRO DE USUÁRIOS 11
5.2 CADASTRO DE ENTIDADES 12
5.3 CADASTRO DE PRODUTOS 13
5.4 COMPRAS E ENTRADAS DE MERCADORIAS 14
5.5 EMPRÉSTIMO DE APARELHOS 15
5.6 EMPRÉSTIMO DE APARELHOS RETORNO 16
6 OBJETOS, CLASSES, HERANÇAS E POLIMORFISMOS 18
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará o desenvolvimento de um Software para uma instituição de ensino, de forma a abordar a área econômica, área qualidade e desenvolvimento de software orientado a objetos.
O objetivo deste trabalho, é desenvolver um software a partir do conceito da da POO (Programação Orientada a Objetos) para controle de empréstimos de aparelhos audiovisuais da Instituição de Ensino Colégio Vencer, onde atualmente o processo é realizado manualmente.
Este trabalho está organizado em 4 partes, são elas:
Economia e Mercado: Está sendo tratada a parte econômica que menciona quais os recursos financeiros e intelectuais que são necessários para que o software possa ser desenvolvido, além de elencar quais são os agentes econômicos atuando neste processo econômico.
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