As Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas
Por: Phelipe Almeida • 1/4/2020 • Resenha • 451 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Diferentes Abordagens de desenvolvimento de sistemas
Existem diversos modelos de desenvolver sistemas, entre esses métodos os mais usados são:
* Ciclo de Vida de Sistema Tradicional
* Prototipagem
* Desenvolvimento Pelo Usuario final
* Pacotes de Software aplicativos
* Terceirização (Outsourcing)
Ciclo de Vida de Sistema Tradicional
É o modo mais antigo de montagem de sistemas de informação, a metodologia de abordagem desse sistema é feita em fases, ou seja, dividida em vários estágios. Além disso esse sistema é predominantemente uma abordagem em cascata, onde cada tarefa precisa ser encerrada para que se inicie a próxima, conforme ilustra a imagem abaixo
[pic 1]
A Criação desse sistema é uma divisão de trabalho bem simples, onde o usuário limita-se a fornecer informações e rever os trabalhos dos técnicos de acordo com sua solicitação, e os técnicos e analistas ficam responsáveis pela criação, projeto e desenvolvimento do sistema.
Prototipagem
É um sistema experimental sem muitos gastos, criado somente para avaliação do usuário final podendo ser modificada de acordo com a característica de cada usuário.
Esse processo é divido em 4 etapas:
1º Indentificação do Requisitos básicos do usuário
2º Desenvolvimento de um Prototipo inicial
3º Ultilização do Prototipo e Revisão e aperfeiçoamento
4º Ultilizar e Manter o sistema aceito
[pic 2]
Desenvolvimento pelo usuário final
Nesse processo o próprio usuário que cria o sistema de informação, com ou sem a ajuda de especialistas. De um modo geral o desenvolvimento desse tipo de sistema é muito mais rápido do que os que utilizam ferramentas convencionais de programação.
Por um lado permite que o próprio usuário especifique suas próprias necessidades e garante a satisfação do mesmo em relação ao sistema. Por outro lado apresenta riscos organizacionais por que é criado de maneira rápida, sem metodologia formal de desenvolvimento, testes e documentação.
Pacotes de Software e Aplicativos
Atualmente a maioria dos sistemas de informação já é desenvolvida com um pacote de softwares, como por exemplo: Folha de Pagamento, contas a receber, livro razão, controle de estoque, entre outros. Foi criado um padrão que atende a maioria das empresas. Podendo também ser customizado conforme solicitação do cliente, porém as vezes o custo acaba sendo alto e o tempo de espera tão grande que não compensa, é mais viável a organização se adaptar ao software já utilizado.
Terceirização (Outsourcing)
As organizações podem contar com empresas especializadas para montar seus sistemas operacionais, com alugueis de softwares e Hardwares economizando no desenvolvimento em sua própria planta.
A criação de um novo sistema da informação pode exigir a contratação de 30 a 50 profissionais especializados e precisariam de um treinamento extenso e após a conclusão demiti-los, então geralmente sai mais barato a terceirização em um período de 12 meses
...