ACESSO À TECNOLOGIA NOS PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS
Por: Vitor David • 15/10/2018 • Artigo • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA
Artigo Científico
ACESSO À TECNOLOGIA NOS PAISES MENOS DESENVOLVIDOS
Quais os seus impactos na sociedade?
Matheus Lopes Bento
Guilherme Gentil
Marcus Vinicius
Vitor David Nascimento
RA 209769
209802
209786
209965
Artigo apresentado no Curso de das Faculdades Integradas Rio Branco, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Sistemas de Informação, sob a orientação do Professor Antonio Carlos Santos Arruda.
Cotia
2018
ACESSO À TECNOLOGIA NOS PAISES MENOS DESENVOLVIDOS
Quais os seus impactos na sociedade?
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma revisão bibliográfica de algumas mudanças tecnológicas que vem ocorrendo nas sociedades nos últimos tempos, a qual modernizou as forma de viver da humanidade, e para isso foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental em artigos da internet, já que a produção bibliográfica sobre este tema é demasiado escassa. Expõe a evolução da tecnologia como fator principal de modernização e comunicação e tem a idéia de que a globalização agravou os problemas criados pelas desigualdades sociais como: analfabetismo, exclusão digital, desemprego que também apresentam as ameaças ao mercado de trabalho.
Palavras-Chave: Exclusão digital, Internet na sociedade subdesenvolvida, Globalização.
ABSTRACT
The present work aims to show a bibliographic review of some technological changes that have been taking place in societies in recent times, which modernized the way of living of mankind, and for this was done a research of bibliographic and documentary revision in articles of the internet, since the bibliographical production on this subject is too little. It exposes the evolution of technology as the main factor of modernization and communication and has the idea that globalization has aggravated the problems created by social inequalities such as illiteracy, digital exclusion, unemployment that also present the threats to the labor market.
Keywords: Digital exclusion, Internet in underdeveloped society, Globalization.
ACESSO À TENCOLOGIA NOS PAISES MENOS DESENVOLVIDOS
Quais os seus impactos na sociedade?
1 INTRODUÇÃO
Em um mundo globalizado, a tecnologia vem sendo importante ferramenta para a evolução. No entanto, quando não há um apropriado cuidado com os impactos desta tecnologia, pode ocorrer grande desequilíbrio social, como por exemplo, o analfabetismo, a exclusão social e digital, o desemprego.
Em países em desenvolvimento, a internet tem tanto o potencial provocar tais impactos quanto permitir que o conhecimento seja disseminado amplamente, auxiliando pessoas e comunidades, viabilizando o desenvolvimento das potencialidades dos países. Segundo os estudos da DELOITTE (2015), conclui-se que, se países em desenvolvimento pudessem superar o GAP (quebra de continuidade) de acesso à internet, aumentariam o PIB e melhorariam as condições de saúde e oportunidades de educação das populações.
O grande acesso à internet já provocou diversas conquistas em países desenvolvidos, tais como criação de novos métodos de comunicação e socialização, novos modelos de negócios e indústrias, melhores condições de trabalho tanto para as empresas quanto para os trabalhadores, inovações como mídias sociais, mecanismos de busca e comércio online, convergência de plataformas entre quase todas as atividades existentes, aumentando a atividade econômica e o desenvolvimento social, através de políticas públicas.
Segundo Neves (2015), “o conceito de exclusão digital compreende às grandes camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da evolução das redes digitais“.
Ou seja, isto é mais um evento que faz parte de uma exclusão ainda maior, causada também pela globalização e a exclusão social que atinge todo o planeta em grandes proporções. Os grupos mais desfavorecidos que se encontra destituídas de recursos financeiros, estão excluídos digitalmente, já que não tem acesso igualitário à tecnologia. Estes são os denominados analfabetos digitais.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O sociólogo Manuel Castells, embora reconhecesse o surgimento de um novo tipo de organização social – a sociedade em rede –, sem dúvida mais aberta e estendida do que a sociedade industrial, em diferentes trabalhos tem apontado a emergência de novas maneiras de estratificação em diferentes aspectos na constituição de barreiras sociais. Como estudo de um amplo trabalho de pesquisa realizado em diversos países, Castells (2007) diz a possibilidade do surgimento de uma “infoexclusão” (p. 287) – resultante de “uma nova tecno-exclusão” (p. 297) e da “nova fratura do conhecimento” (p. 299).
Segundo a literatura (Hargittai, 2008), o nível de aproveitamento das chances oferecidas pelo acesso a estas tecnologias – no caso, conexão à internet através de um microcomputador no domicílio – está claramente associado com o tipo de uso que se faz. É possível utilizar a internet para elaborar diversas atividades, como procurar oportunidades de emprego, vender e comprar bens, pesquisar preços e informações, estudar, comunicar, etc.
Ou seja, o uso dessas tecnologias não apenas deduz, mas estimula e permite o desenvolvimento de conhecimento cultural, e tem sido cada vez mais relevante na educação e vida escolar de crianças e jovens (Castells, 2007; Kaztman, 2010). Por fim, o acesso a essas tecnologias também pode ser importante no desenvolvimento da cultura cívica (Inglehart, 1988), através de fóruns de discussão, acesso a notícias e informações.
...