APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS
Por: TamiresOliveira • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 7.545 Palavras (31 Páginas) • 168 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Araraquara
Ciência da Computação (CC)
Atividades Práticas Supervisionadas
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE
Danianny Gomes dos Santos B54358-2
Jandison Santana dos Santos B290AA-6
Tamires da Silva Oliveira B290AB-4
Índice
- Objetivo do Trabalho...........................................................................3
- Introdução.............................................................................................4
- Fundamentos da Comunicação de Dados em Rede (Conceitos Gerais)...................................................................................................6
- Plano de Desenvolvimento da Aplicação..........................................11
- Projeto (Estrutura e módulos que serão desenvolvidos) do Programa.............................................................................................. 13
- Código do programa............................................................................17
- Referências Bibliográficas.................................................................29
Objetivo.
O trabalho tem como objetivo o aprofundamento em redes de computadores, com o uso de ferramentas de implementação de sockets em linguagem de programação já estudada, tal como a conexão entre computadores com troca de dados, levando ao descobrimento de recursos usuais da linguagem e ao aprofundamento do funcionamento de redes de comunicação de dados.
Introdução.
O grupo vem, por meio deste trabalho, apresentar os aspectos e fundamentos da comunicação de dados via rede tal como o desenvolvimento de uma ferramenta para esse fim.
O princípio de ter a voz transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre origem e destino fez sucesso com a alta da telefonia, na década de 60. É nessa época onde a história das redes de computadores começa. Apesar do alto custo dos computadores nesta época, o surgimento da multiprogramação se fazia necessária para interligar computadores de forma que pudessem compartilhar informações entre usuários diferentes e regiões diferentes. A ideia de transformar a comutação de circuitos usados na telefonia em uma comutação de pacotes para uso na computação veio por meio de grupos de pesquisas voltados para o projeto ARPA (EUA – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada).
Com o advento tecnológico dos computadores, as redes também avançaram longas léguas desde o projeto original e possuem em seu meio um dos maiores sucessos da humanidade moderna: a Internet.
A Internet é a rede global na qual estão interligadas todas as redes que utilizam o protocolo padrão da internet. Ela torna possível que pessoas em todas as partes do mundo se comuniquem, afetando diversos setores graças a sua versatilidade, conteúdo e praticidade. Apesar da fama da internet, as bases da comunicação via rede ainda não se perderam e são bastante utilizadas.
Uma LAN, cujo acrônimo provém do inglês Local Area Network, como o nome deixa claro, é uma rede de acesso local para troca de dados entre equipamentos. Ela é bem simples e abrange uma área limitada, visto que quanto maior a rede mais tecnologia e gastos são necessários.
Esse trabalho tratará o desenvolvimento de um software próprio para comunicação em uma rede local.
Para a compreensão de como funciona uma rede, quais são os equipamentos necessários para mantê-la, tal como software, são necessários discutir sobre alguns tópicos abordados a seguir nesse trabalho.
Fundamentos da Comunicação de Dados Via Rede.
As redes de comunicação de dados surgiram com a necessidade de se torcar informações entre máquinas. Uma vez que os computadores trabalham com informação em forma binária, era necessária uma ponte na qual a informação também circulasse de forma binária. Uma vez que os computadores estão, hoje, inseridos em todos os setores da sociedade, a rede se tornou um poderoso instrumento de conexão que liga o mundo inteiro sobre uma grande teia.
Existem três características muito importantes em um sistema de comunicação de dados:
- Delivery: a garantia da entrega dos dados, tal como se ele será entregue no endereço certo são coisas importantes para se considerar. Tudo gira em torno da correta entrega dos dados.
- Confiabilidade: se o sistema não for capaz de tratar de dados modificados ou corrompidos, talvez o destinatário não receba o tão esperado pacote.
- Atraso(delay): em alguns casos, o atraso não é sentido. Isso baseia-se muito sobre qual protocolo estará sendo usado. Se a ordem de chegada dos dados não for algo importante, é relevante, mas no caso de transmissões multimídia, por exemplo, os atrasos não são desejáveis.
Em um sistema básico de comunicação, a informação a ser transmitida é chamada de mensagem. Ela pode ser compota por números, figuras, texto, áudio, vídeo, ou a combinação de qualquer um desses. O dispositivo que envia a mensagem de dados é o transmissor. O que recebe a mensagem é o receptor. Para chegar do transmissor ao receptor, esses dados precisam viajar por um caminho físico e, seja esse qual for, é denominado meio.
Para que todas essas tecnologias diferentes consigam se entender e se comunicar de forma harmônica é necessário o uso de protocolos. Os Protocolos são conjuntos de regras e convenções que controla a conexão, transferência e comunicação entre dois dispositivos em rede.
[pic 1]
O fluxo de dados pode correr de três maneiras diferentes, dependendo do tipo de comunicação usada.
Numa comunicação Simplex, apenas um dos dispositivos é capaz de transmitir de dados e outro apenas recebe. Numa comunicação Half-duplex, os dois dispositivos poderão transmitir, mas nunca ao mesmo tempo. Numa comunicação Full-duplex, os dois dispositivos estão aptos a transmitir ao mesmo tempo, enviando sinais em direções opostas.
Simplex:
[pic 2]
Half-duplex:
[pic 3]
Full-duplex:
[pic 4]
A forma com que as redes são interligadas fisicamente e logicamente é chamada de Topologia de Redes. A topologia física está relacionada ao layout físico. A topologia lógica é a forma com que os nós de conexão se comunicam. A seguir, veremos algumas dessas topologias:
...