APLICAÇÃO DE TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTRO DE CIDADANIA DAS MULHERES
Por: Gustavomi • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.347 Palavras (14 Páginas) • 198 Visualizações
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
APLICAÇÃO DE TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTRO DE CIDADANIA DAS MULHERES
RIO DE JANEIRO V (POLO TIJUCA)
2019
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
APLICAÇÃO DE TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTRO DE CIDADANIA DAS MULHERES
Nome: Gustavo Marques Iglesias
RA: 1975517
Curso: Desenvolvimento e Análise se Sistemas
Semestre: 1º
RIO DE JANEIRO V (POLO TIJUCA)
2019
Resumo
Os Centros de Cidadania da Mulher são espaços as mulheres podem buscar defender e organizar seus direitos sociais, econômicos e culturais, independentes de raça, crença e idade, espaços onde há qualificação e formação em cidadania. Por meio do controle social esses serviços públicos atendem às suas necessidades propondo e estimulando suas participações em ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade.
Este trabalho tem a finalidade de apresentar recursos computacionais necessários para serem utilizados nestes centros, além de um sistema de informação e definir uma política de comunicação.
Palavras chave: mulher, direitos sociais, igualdade.
Abstract
The Women Citizenship Centers are locals where women can defend, organize yours socials, economic and cultural rights, regardless the race, belief and age, spaces where there´s qualification and citizen formation. By means of social control this public services meet women needs proposing and stimulating their participation by adopting actions and projects that stimulate de implementation of equality politics.
This work has the purpose of presenting computational resources needed to be used in this centers, besides a system information and defining a communication politic.
Key-words: women, social rights, equality.
Sumário
- Introdução 1
- Contato 2
- Desenvolvimento 3
2.1 Estrutura do totem 3
2.2 Recursos computacionais 3
2.3 Sistema para o totem 4
2.4 Comunicação 6
2.4.1 Público-alvo 7
2.4.2 Ferramentas de comunicação 7
2.4.3 Estrutura da mensagem 9
- Conclusão 9
- Referências 10
1 – Introdução
Os Centros de Cidadania das Mulheres (CCMs) foram implantados para atender à demanda da 2a Conferência Municipal das Mulheres de São Paulo, que propuseram a criação de espaços descentralizados com o intuito de potencializar as ações em defesa dos direitos e da igualdade de gêneros. O instrumento legal responsável pela criação destes Centros foi do Decreto nº 49135 de 15 de janeiro de 2008, o qual além de criá-los, os vincula à Coordenadoria da Mulher e à Secretaria Municipal de Participação e Parceria. Em seu art. 1º, o Decreto estabelece:
[pic 1]
Independente de ocorrerem ou não situações de violência familiar e doméstica, os CCMs prestam serviços de atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamento orientados a ampliar os direitos sociais, culturais, econômicos e políticos dentro de sua área de abrangência territorial. Semanalmente a Defensoria Pública atende, tanto na área civil como na criminal, com o intuito de orientar sobre prerrogativas, direito, procedimentos jurídicos e auxílio para resolver conflitos apresentados que sejam relacionados à violência de gênero, doméstica e familiar. Esses Centros atuam na oferta de capacitação de trabalho e geração de renda, informação e formação sobre direitos, estímulo à participação da mulher, qualidade de vida e empoderamento, desenvolvendo estratégias de caráter sócioeducativo.
É realizado um serviço psicossocial nas mulheres que procuram um Centro de Atendimento, quanto nas que são encaminhadas. A partir daí, das informações coletadas é avaliada a situação de risco e vulnerabilidade, respeitando-se as vontades e o momento vivenciado.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia de comunicação, um Sistema de Informação e recursos computacionais a serem utilizados em um Centro de Cidadania das Mulheres para atuação dos serviços públicos locais oferecidos na região, articulação da rede social com a participação de diversas organizações, ONGs e associações que trabalham com questões de gênero.
...