APS Modelagem e Plano de Negocio
Por: edson teixeira da paz • 18/10/2016 • Artigo • 2.637 Palavras (11 Páginas) • 668 Visualizações
Sumario
1.Objetivo...............................................................................................4
2.Introdução...........................................................................................5
3. Conceitos Gerais...............................................................................6
3.1. Modelagem de Negócios.............................................................7
3.2. Requisitos do Sistema................................................................8
3.3. Plano de Negocio........................................................................9
3.4 Empreededorismo......................................................................11
4. Plano de Negocio.........................................................................12
5. Conclusão.....................................................................................17
6. Bibliografia...................................................................................18
1. Objetivo
Na atualidade o mundo vem evoluindo rapidamente, nunca foi tão fácil se obter informações, com o avanço tecnológico a globalização é um fato. Alcançar descobertas e conhecimentos esta há um passo da massa populacional.
Os meios de comunicação com o avanço tecnológico esta inserido em todas as classes sociais podemos ver uma unificação nesse sentido, sem desigualdades todos fazem uso de algum meio tecnológico no cotidiano. Essa é uma realidade devido a globalização as informações estão acessíveis no mundo todo.
Contudo não há só o lado positivo com toda essa acessibilidade temos um excesso de produtos deixados no meio ambiente que para nada servem e muita poluição de forma global. Este lado negativo ao qual nos referimos que esta sendo produzido pelo fácil acesso, é todo lixo e produto com essa função descartável em qualquer estado seja ele liquido, gasoso ou solido.
Temos o conhecimento que todo produto uma vez descartado facilmente não terá sua forma original. Haverá a necessidade de se passar por um processo para que possa ser reutilizado novamente. Responsáveis por esse processo muitas empresas reciclam os produtos consumidos pelo homem com o intuito de regredir o impacto ambiental no consumo e produção desordenados.
Portanto nossa proposta na apresentação deste trabalho será analisar e auxiliar o funcionamento de empresas que trabalham na área de reciclagem de produtos que são considerados descartáveis para que possam ser utilizados diversas vezes sem haver desperdício reduzindo a produção de lixo no meio ambiente de forma clara e objetiva oferecendo serviços de alta qualidade.
2. Introdução
O presente trabalho foi baseado em um tipo de modelagem e plano de negocio elaborando um empreendimento que visa oferecer serviços de reciclagem não apenas de produtos sólidos, mas também agrupar os resíduos líquidos não tóxicos.
A proposta e diversificar os serviços prestados inovando e se adequando ao cliente assim ganhando mais espaço no mercado industrial, e para não ter margem de erro foi usado às informações e conhecimentos necessários para o empreendedorismo oferecendo uma modelagem que atenda as necessidades da indústria moderna.
No mundo há uma produção de lixo de forma assoberbada hoje sabemos que 70% dessa produção podem e deve ser reciclado ou transformado em outros produtos, algum desses materiais são latas, papeis, plásticos e etc. Também temos resíduos sólidos que as vezes são transformados em adubo e retorna a natureza, esse é o caso por exemplo de alguns tipos de madeira que passa por um processo assim convertido em serragem que são juntados ao adubo. Mas em sua maioria esses produtos são descartados em aterros sanitários onde deixam de ser favoráveis para o meio ambiente.
Existem resíduos líquidos no caso o óleo que tem um ciclo útil de utilização após esse prazo é descartado podemos reciclar esse tipo de produto usado em casa e na indústria. Hoje com o avanço tecnológico existem métodos que podem reciclar esses resíduos e diminuir de forma considerável o impacto no ambiente.
O óleo em contato com a água armazenada no lençol freático ou em rios pode contaminar milhões de pessoas podendo causar enchentes e alagamento ao contato com o solo e na evaporação se transformar em gás metano que é inflamável, poluindo o ar tendo mal cheiro no ambiente e contribuindo para o efeito estufa. Depois da coleta o óleo pode ser transformado em uma variedade de produtos que são: tinta, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.
3. Conceitos Gerais
A empresa precisa fornecer aos clientes e à comunidade serviços de Limpeza, Conservação Urbana, Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos não perigosos em aterros sanitários com qualidade e integrados ao meio ambiente, visando competitividade e rentabilidade.
Empresas industriais em suas atividades diárias produzem águas contaminadas, e necessitam de empresas que recolham resíduos líquidos, pois dessa forma elas realizem a limpeza dos seus equipamentos, sejam tanques, caixas de retenção, separadores, tanques, e outros equipamentos, o sistema irá ajudar a empresa, a controlar esse fluxo.
Coleta de resíduos sólidos, não perigosos (domiciliar, seletiva e industrial);
- Tratamento e disposição de resíduos não perigosos no aterro sanitário;
- Serviços de limpeza e conservação urbana;
- Coleta de Lixo em Caçambas;
- Coleta, tratamento e destinação de resíduos de serviços de saúde;
- Projetos, administração e operação de Aterros Sanitários, e;
- Execução de obras de saneamento básico.
Tratamento de Resíduos líquidos:
- Resíduos não perigosos provenientes de lavagens de equipamentos de retenção ou tratamento;
- Lamas provenientes do tratamento biológico de águas residuais industriais não contendo resíduos perigosos;
- Resíduos líquidos e pastosos;
- Tratamento de Lamas de Etars;
- Recepção de águas residuais;
- Recepção de águas sépticas ;
- Resíduos silvícolas;
- Lamas de lavagem;
- Resíduos de tecidos vegetais;
3.1. Modelagem de Negócios
Os funcionários da empresa, supervisores coordenares serão responsáveis pelas tarefas disponibilizadas no sistema, de acordo com a solicitação da empresa:
- Os usuários máster irão cadastrar os funcionários que utilizaram o sistema.
- Organizar as cooperativas de catadores de papéis, caçamba, resíduos de serviços de saúde no município e nos demais que compõem esta região. Controlar com os locais, os responsáveis, as pessoas que irão ajudar.
- Organizar programas de conscientização da população dos problemas gerados ao o meio ambiente, com a produção de resíduos. Elaboração de vídeos, panfletos e treinando uma equipe que disseminará em escolas, associações comunitárias, as ideias da reciclagem. Estimulando a população no desenvolvimento de soluções alternativas para o tratamento de seus resíduos domésticos.
- Controlar os voluntários e funcionários que irão participar dos programas.
- Organizar número de veículos destinados à coleta seletiva, com os horários e os responsáveis.
- Controlar os funcionários que serão responsáveis pelos veículos e coletas.
- Gerenciar a reciclagem dos resíduos líquidos.
- Gerenciar projeto e administração de Aterros Sanitários, ou seja, controlar os projetos novos e acompanhar a administração dos Aterros, com horário de visitas.
- Gerenciar obras de saneamento básico, controlando os horários e os prazos.
- Monitoração da qualidade do ar e da água na região, por mês, para fazer um levantamento anual.
- Controlar os funcionários que irão coletar os dados para o monitoramento.
3.2. Requisitos do Sistema
- Cadastrar usuários.
- Registrar os dados coletados sobre a qualidade do ar;
- Registrar os dados coletados sobre a qualidade água;
- Visualizar as mudanças no mês, através de gráficos;
- Registrar os projetos e administração de Aterros Sanitários;
- Gravar os programas de conscientização da população dos problemas gerados ao meio ambiente, com a produção de resíduos;
- Gravar os vídeos;
- Registrar os panfletos;
- Gerenciar equipes que disseminará em escolas, associações comunitárias, as ideias da reciclagem;
- Gerenciar os funcionários e voluntários nos programas
- Gerenciar os veículos destinados à coleta seletiva;
- Gerencia os funcionários e responsáveis dos veículos;
3.3. Plano de Negocio
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
3.4 Empreededorismo
Para a criação de um sistema inovador, se tornou indispensável fazer o levantamento de todas as falhas e também qualidades que a empresa já possuía, unindo-as para que o sistema não necessariamente focasse apenas no essencial, e sim em um grande método de trabalho onde ele deveria ficar de forma usual e fácil manipulação.
...