APS - Ordenação de Dados
Por: Jonathan Oliveira • 18/10/2016 • Trabalho acadêmico • 7.224 Palavras (29 Páginas) • 840 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
SÃO PAULO
2015
COLABORADORES
APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO DE DADOS
Trabalho apresentado como exigência para avaliação em disciplina do 3º semestre do curso de Ciências da Computação da Universidade Paulista, sob orientação do professor Olavo.
SÃO PAULO - SP
2015
Índice
1 Resumo 5
2 Objetivo 6
3 Introdução 7
4 Insertion Sort 9
4.1 Referencial Teorico 9
4.2 Desenvolvimento 10
5 Quick Sort 15
5.1 Referencial Teorico 15
5.2 Desenvolvimento 16
6 Selection Sort 17
6.1 Referencial Teorico 17
6.2 Desenvolvimento 18
7 Resultados e Discuções 21
7.1 Selection Sort 25
7.2 Insertion Sort 25
7.3 Quick Sort 25
8 Conclusões 26
9 Referências Bibliográticas 27
10 Codigo Fonte 28
11 Ficha dos Alunos 39
Índice de Figuras
Imagem 1 4
Imagem 2 4
Imagem 3 4
Imagem 4 4
Imagem 5 4
Imagem 6 4
Imagem 7 4
Imagem 8 4
Imagem 9 4
1 - Resumo
O presente trabalho acadêmico aborda os métodos de ordenação de dados, que são um dos temas mais importantes na computação moderna. Nas próximas páginas serão apresentados e explicados detalhadamente três dos métodos mais usados: Inserction sort, Selection sort e Quick sort.
Com o intuito de esclarecer ao leitor qual método mais se adéqua às suas necessidades de programação, será exibido, por meio de tabelas e gráficos, um comparativo com análises e resultados obtidos por cada um dos três métodos pleiteados, assim como os algoritmos em C# que foram utilizados para alcançar tais conclusões.
Boa leitura.
2 - Objetivo
Esse trabalho acadêmico tem por finalidade instruir o leitor acerca de um assunto de suma importância na computação: os métodos de ordenação de dados. Para isso, serão explicados os métodos conhecidos como Inserction sort, Selection sort e Quick sort, detalhando seus algoritmos e mostrando um comparativo entre eles, para que o leitor possa escolher o melhor método que irá suprir sua necessidade computacional.
3 - Introdução
Em vários momentos do nosso cotidiano, todos nós nos deparamos com dados ordenados, ou seja, com informações que foram classificadas seguindo uma ordem pré-estabelecida, com a finalidade de facilitar a consulta desses dados. Um exemplo de dados ordenados é a lista telefônica, imagine como seria demorado e complicado encontrar uma pessoa nessa lista se os nomes não estivem em ordem alfabética. Podemos citar também uma situação em que precisamos organizar várias faturas para podermos pagá-las na ordem de vencimento, para isso, normalmente nós classificamos as contas conforme sua data de vencimento, assim estamos ordenando esses dados, buscando facilidade e praticidade para otimizar nosso tempo que está cada vez mais escasso.
Na computação existem algoritmos que são construídos para organizar informações, esses algoritmos são chamados de métodos para ordenação de dados e são muito usados em todas as esferas da informática. Explicando de uma maneira mais simplista, esses algoritmos se encarregam de rearranjar um conjunto de objetos que foram inseridos na entrada do programa computacional, como números e/ou letras, para que na saída do programa seja mostrado esses objetos na ordem escolhida, podendo ser na ordem ascendente ou descendente. Os dados mais comumente utilizados na entrada de um programa para ordenação são os numéricos e os lexicográficos (caracteres).
...