APS Semestre Ciência da Computação UNIP
Por: bpruiz • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 4.775 Palavras (20 Páginas) • 1.796 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
ALUNO: ANDRESON PEREIRA GOVEIA RA: C06196-4
ALUNO: BRUNO PIOVESAN RUIZ RA: T14404-3
ALUNO: DANIELA MENEZES TUNES RA: C10AIG-7
ALUNO: GABRIEL CAETANO RA: C27AGH-3
ALUNO: STANLEY BARROS MANZANO FREIRE RA: C05851-3
DESENVOLVIMENTO DE JOGO EM JAVA
SÃO PAULO
2015
ALUNO: ANDRESON PEREIRA GOVEIA RA: C06196-4
ALUNO: BRUNO PIOVESAN RUIZ RA: T14404-3
ALUNO: DANIELA MENEZES TUNES RA: C10AIG-7
ALUNO: GABRIEL CAETANO RA: C27AGH-3
ALUNO: STANLEY BARROS MANZANO FREIRE RA: C05851-3
DESENVOLVIMENTO DE JOGO EM JAVA
Atividades Práticas Supervisionadas sobre o tema
Desenvolvimento de jogo em JAVA, a ser entregue no 4º
Semestre do curso de Ciência da Computação.
Orientador: Prof.ª Mirian
SÃO PAULO
2015
ÍNDICE
OBJETIVO DO TRABALHO 3
INTRODUÇÃO 4
Java 5
Como Java é executado 6
Sustentabilidade 7
Coleta Seletiva 8
Como separar o lixo reciclável: 8
DESENVOLVIMENTO 10
Java para jogos 10
Escolha do tema do jogo 12
FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO 14
PROJETO DO JOGO 17
CÓDIGO E EXECUTÁVEL DO JOGO 22
OBJETIVO DO TRABALHO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo utilizando a linguagem Java. Aproveitando o momento em que vivemos, e com ideia de promover a sustentabilidade, fizemos um jogo que caracteriza como certo ou errado as ações efetuadas pelo usuário na coleta seletiva.
Este Jogo visa entreter os usuários mas também disseminar conhecimento e boas ações. Tendo em vista a degradação do nosso meio ambiente e o grande desenvolvimento tecnológico no planeta, nada melhor do que unir este conhecimento para ajudar na contínua luta para conscientização das pessoas.
Para entender melhor o funcionamento do jogo, temos que memorizar as cores das latas seletiva, conforme abaixo:
[pic 2]
Com essa fotografia em mente, conseguiremos dar início a diversão.
O objetivo do jogo é acertar o tipo de resíduo e a cor correta para descarte do material. Conforme o nível de acerto, vão sendo atribuídos pontos até que consiga elevar o nível. Levando em consideração o fator tempo, isso será fácil no começo e ao longo do jogo, com o passar dos níveis, ficará cada vez mais difícil.
O pleno entendimento virá com o desenvolvimento do trabalho, demonstração em telas e usabilidade do jogo.
INTRODUÇÃO
Para termos maior abrangência do assunto, vamos explorar tanto os princípios da linguagem Java como a importância da sustentabilidade para nosso planeta.
Java
Em 1992, a Sun criou um time (conhecido como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas. Esse time foi liderado por James Gosling, considerado o pai do Java. O time voltou com a ideia de criar um interpretador (já era uma máquina virtual, veremos o que é isso mais a frente) para pequenos dispositivos, facilitando a reescrita de software para aparelhos eletrônicos, como vídeo cassete, televisão e aparelhos de TV a cabo.
A ideia não deu certo. Tentaram fechar diversos contratos com grandes fabricantes de eletrônicos, como Panasonic, mas não houve êxito devido ao conflito de interesses e custos. Hoje, sabemos que o Java domina o mercado de aplicações para celulares com mais de 2.5 bilhões de dispositivos compatíveis, porém em 1994 ainda era muito cedo para isso.
Com o advento da web, a Sun percebeu que poderia utilizar a ideia criada em 1992 para rodar pequenas aplicações dentro do browser. A semelhança era que na internet havia uma grande quantidade de sistemas operacionais e browsers, e com isso seria grande vantagem poder programar numa única linguagem, independente da plataforma. Foi aí que o Java 1.0 foi lançado: focado em transformar o browser de apenas um cliente magro (thin client ou terminal burro) em uma aplicação que possa também realizar operações avançadas, e não apenas renderizar html.
Os applets deixaram de ser o foco da Sun, e nem a Oracle nunca teve interesse. É curioso notar que a tecnologia Java nasceu com um objetivo em mente, foi lançado com outro, mas, no final, decolou mesmo no desenvolvimento de aplicações do lado do servidor. Sorte? Há hoje o Java FX, tentando dar força para o Java não só no desktop mas como aplicações ricas na web, mas muitos não acreditam que haja espaço para tal, considerando o destino de tecnologias como Adobe Flex e Microsoft Silverlight.
Em 2009 a Oracle comprou a Sun, fortalecendo a marca. A Oracle sempre foi, junto com a IBM, uma das empresas que mais investiram e fizeram negócios através do uso da plataforma Java. Em 2014 surge a versão Java 8 com mudanças interessantes na linguagem.
...