ATPS Interface Homem Máquina
Por: digogando • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
ATPS
Etapas 3 e 4
Aluno: Rodrigo Ogando Fernandes
RA: 4200053278
Professor: Leonardo Coelho
Belo Horizonte, 26 de Novembro de 2012
Etapa 3
Avaliação Heurística
Home | Cadastros | Clientes | Pós Vendas | Processos | Relatórios | |
Feedback | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Linguagem de Usuário | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Controle e Liberdade | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Padronização e Consistência | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Reconhecimento | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Eficiência de uso e flexibilidade | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Design Clean | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Prevenção de Erros | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Mensagens de Erros | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Ajuda e Suporte | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
0 = Péssimo 1= Ruim 2 = Médio 3 = Bom 4 = Ótimo
- Feedback: Classifiquei o site como Médio devido ao fato do sistema apresentar as informações básicas ao usuário do que está sendo realizado no momento, mas sem detalhar ou constantemente informar o passo-a-passo de cada procedimento ou consulta.
- Linguagem de Usuário: O sistema possui uma linguagem simples e usual que não apresenta nenhuma dificuldade ao usuário de interpreta-la.
- Controle e Liberdade: O sistema não possui muitas opções que proporcionem ao usuário a possibilidade de contornarem uma situação indesejada.
- Padronização e Consistência: O sistema possui uma consistência razoável e não fugiu muito da ideia de padronização.
- Reconhecimento: o sistema possui uma interface simples e usualidade que permite ao usuário uma fácil escolha e utilização.
- Eficiência de uso e Flexibilidade: O sistema não possui nenhuma flexibilidade para o usuário, deixando a utilização completamente engessada e dificultando até os processos mais simples.
- Design Clean: O sistema possui um design simples, sem muitas informações gráficas que possam dificultar a utilização e até mesmo a visualização de recursos e da própria tela.
- Ajuda e Suporte: O protótipo deixa muito a desejar, uma vez que só possui uma pagina de Fale Conosco.
Etapa 4
Padrões de Interface WEB
Os padrões de Interface segundo Montero são:
Welcome, Indication, Polyglot, Similarity e Ready. Todos são considerados importantes na criação do seu projeto, mas nem todos precisam ser implementados.
No meu projeto verifiquei que as mais importantes que acabaram não sendo implementados no escopo original foram: Welcome e Polyglot.
- Welcome: Identificação da proposta do site para o usuário que o visita. É importante a identificação para que o usuário se identifique (login, localidade, preferências) e possa ser direcionado para as informações que digam respeito a sua necessidade.
Além de trazer a identidade e proposta do site para o usuário, permite direcioná-lo diretamente ao nicho que ele melhor se encaixa. No caso do site da concessionária a região em que o usuário se encontra.
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