ATPS POO
Por: jaquelinneg • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 288 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
Relatório 1 – Orientação a Objetos e Classes
Introdução à Programação Orientada a Objetos
A Programação Orientada a Objetos foi criada por Alan Kay, e possui técnicas de programação que visão aproximar o mundo real do mundo virtual utilizando códigos que simulam os objetos que irão interagir entre si. Esses objetos se relacionam de várias formas diferentes, como por exemplo: Associação, Agregação, Composição, Generalização, etc. E essa comunicação se dá através de troca de um conjunto de parâmetros reconhecidos pela interface da classe.
Esta linguagem utiliza a linguagem UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para poder estruturar todas as partes que compõem o software e apresenta vantagem por conter uma melhor análise do problema e a implementação da solução.
Criação de Classes
As Classes na programação são um conjunto de objetos, com características e comportamentos, ou seja, atributos e métodos.
Para criar uma classe basta declarar a visibilidade, o nome da classe e abrir e fechas chaves.
Métodos
Os métodos são funções ou procedimentos que definem as funcionalidades dos objetos das classes. Ele manipula as variáveis locais e os atributos definidos, e sempre possui um nome e assinatura, pois caso hajam dois nomes iguais, é possível identificar o método a ser utilizado através da assinatura.
Atributos
Os atributos são variáveis que estão dentro de cada objeto da classe, as propriedades ou campos. Elas definem o estado do objeto e é identificado por um nome e um tipo associado. Por exemplo: string, char, int, float, double, etc.
Modificadores de Acesso
Os modificadores de Acesso são uma combinação de visibilidade, especificador de final e especificador de escopo. Basicamente, são palavras-chave que especificam a acessibilidade da declaração de um tipo ou membro e podem ser utilizados em classes, atributos, métodos, structs, interfaces e enumeradores. São eles public, private, protected, internal e protected internal.
...