ATPS SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Por: Lucas Cardoso Bonfim Bonfim • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.313 Palavras (6 Páginas) • 359 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE JUNDIAI
Curso: Tecnólogo Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Sistema de Informação
Participantes:
[pic 1]
Tema: Sistema de Informação
Professora: Juliana
Estudo de Caso:
Devido ao crescimento no mercado calçadista, a empresa ERXZZ, que atua há cinco anos nesta área, está passando por mudanças ocasionadas pela sua expansão. Com o objetivo de aumentar sua produtividade e qualidade, contratou um grupo de novos profissionais e pretende aproveitar o momento para reformular seu sistema de informação adotando novas tecnologias que possibilitam trabalhar com o grande aumento no volume de dados.
A empresa possui uma carteira de clientes volumosa e diversificada e um número de fornecedores reduzido. O relacionamento com os clientes é intenso e se inicia com a equipe
Para propor uma solução para os problemas analisados nesse estudo, iremos descrever a analise feita diante do quadro situacional da empresa.
Objetivo da Empresa: Aumentar produtividade e qualidade.
Fatores a serem considerados:
- Aumento de volume de dados
- Grande volume de clientes
- Numero reduzido de fornecedores
Processo atual:
O relacionamento intenso com clientes onde se dá pela equipe de vendas. O processo ineficiente e ineficaz da equipe em receber, atender aos pedidos dos clientes e o controle do estoque.
Resultado do processo atual:
Compra de material existente no estoque, duplicação de vendas, falta de controle total de estoque e lentidão no processo, já que todo processo é feito manualmente.
Os fatores críticos aliado ao processo manual reflete nos resultados poucos positivos para a empresa.
De alguma forma a empresa traz o valor legado que são os clientes e os fornecedores, que ao longo do tempo são chamados de parceiros.
É justamente por esse relacionamento EMPRESA x PARCEIROS que a empresa deseja organizar e dar passo para a obtenção de maiores e melhores resultados e claro a visualização do LUCRO, motivo principal da existência da empresa.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Para iniciar o processo de organização, alcançar a produtividade, garantir qualidade, fortalecimento no relacionamento com clientes e fornecedores, será necessário à implantação de um Sistema de Informação.
“A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento de gestão. Portanto, a gestão efetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação.”
O texto traduz a realidade e a necessidade de se obter um SI, pois não somente terá suas informações armazenadas em um Banco de Dados como também uma nova estrutura será definida com a criação de processos que são delineados pelo sistema escolhido.
Um bom exemplo é o processo inicial da empresa, onde constitui no primeiro contato com o cliente.
Será necessário o recadastramento e a atualização dos dados de todos os clientes, dessa maneira é possível, com dados extraídos desse novo processo é possível apoiar de forma eficaz a equipe de vendas, dando informações para que a equipe seja mais atuante, pois será possível gerar dados como: quantidade de clientes ativos e inativos, frequência de contatos e vendas realizadas e não realizadas, valor de faturamento de cada cliente, entre outros números importantes para esse departamento.
Se pensarmos somente neste inicio do processo é possível quantificar a organização que a empresa sofrerá na implantação do SI, também é possível visualizar a qualidade de informação que será abstraída através do sistema de informação para as decisões iniciais.
Toda mudança gera desconforto e resistência da parte mais importante qualquer empresa ou organização: Pessoas.
Para que resultados ruins, indesejados e até mesmo gastos desnecessários sejam coibidos com novas estratégias é importante definir processos, para isso é necessário contar com a aceitação da maioria se não de todos os envolvidos, são com eles que estão todo o conhecimento do funcionamento atual da empresa, portanto são os que serão diretamente atingidos pelas mudanças.
Alguns processos serão descritos baseando-se em processos já adotados em empresas conhecidas, em experiências vividas e em regras de negócios dos quais os sistemas utilizados nessa área são baseados.
Cadastros:
Módulo responsável pelo cadastramento de clientes, fornecedores e produtos, assim como atualização dos dados dos mesmos.
A empresa pode definir se será uma única área responsável por todo o cadastro ou pode distribuir essa atividade entre algumas áreas como: vendas, compras e financeiro, entre outros.
Vendas:
Módulo responsável por geração de pedidos, analise de resultados (ultimas compras, financeiro, etc).
A empresa pode definir como equipe de vendas ou equipe comercial, com os dados apresentados a equipe pode definir o seu plano de ação e será responsável por apresentar o faturamento mensal da empresa.
Ressaltamos que estamos falando de Faturamento e não Lucro até o momento.
Estoque:
Módulo responsável em recepcionar e atender aos pedidos, assim como garantir a reposição dos produtos em estoque, direcionar os pedidos para a entrega aos clientes.
A empresa deverá definir se o processo da logística ficará vinculado à área do estoque ou será uma nova área a ser criada na empresa.
O sistema também deverá contemplar essa necessidade de logística da empresa.
Compras:
Módulo responsável por gerar pedidos de compras, criar cotações, receber e analisar as melhores propostas feitas pelos fornecedores e finalizar as compras. Deverá ser possível a gestão de dados como melhores preços, produtos mais comprados, competitividade entre fornecedores e a geração do contas a pagar.
...