ATPS - Sistemas Operacionais - Anhanguera
Por: Ricardo Rocha • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D´OESTE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
RICARDO DOS SANTOS ROCHA – RA: 8017757073
ATPS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
5ª SÉRIE – SISTEMAS OPERACIONAIS
SANTA BÁRBARA D'OESTE
2014
RICARDO DOS SANTOS ROCHA
ATPS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera, como critério avaliativo, na disciplina de Sistemas Operacionais do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5º período
Professor: Clayton Fávaro
SANTA BÁRBARA D'OESTE
2014
Sumário
Introdução a Sistemas Operacionais
Visão Geral
Conceitos de Hardware e Software
Estrutura do Sistema Operacional
Tipos de Sistemas Operacionais
Servidor
Desktop
Celular/Tablet
Desafio Proposto
Introdução a Sistemas Operacionais
Visão Geral
Podemos definir como sistema operacional todo e qualquer tipo de sistema cuja função seja o de atuar como intermediador entre o usuário e a máquina. O sistema operacional é quem interpreta em linguagem de máquina[1], aquilo que usuário está solicitando, sendo assim, o sistema operacional ao receber um ou mais comandos, interpreta para o computador aquilo que deve ser executado, em seguida é realizado o processamento dessas informações, e o resultado dessa operação é informada ao usuário através do sistema operacional.
Conceitos de Hardware e Software
Atuando em conjunto com o sistema operacional, os Drivers desempenham a função de fazer o sistema operacional identificar e executar todos os dispositivos de hardware[2] conectados ao computador seja eles dispositivos de entrada ou de saída de dados. Podemos citar como dispositivos de entrada o teclado, mouse, webcam e microfone, de saída – impressora, Caixa de Som e Monitor. Dispositivos como unidades de DVD´s e Pendrives atuam tanto como dispositivo de entrada como de saída de dados.
É função do sistema operacional realizar o gerenciamento de memória das aplicações em execução. Normalmente esse gerenciamento é automático, e desempenhado pelo próprio sistema, no entanto, alguns sistemas operacionais permitem que o usuário interfira nesse processo, atribuindo maior ou menor carga de memória para determinadas aplicações, ou simplesmente forçando a saída de um programa que se encontra travado.
De uma forma geral, o sistema operacional dita o modo como será realizado o gerenciamento das tarefas no computador. Por possuírem uma linguagem própria, os programas devem ser desenvolvidos de modo a serem compatíveis com a plataforma do sistema operacional onde o mesmo será executado. É possível ainda que um mesmo programa funcione em plataformas diferentes, no entanto, é necessário que haja um “núcleo” executando nativamente no sistema operacional, como é o caso do Java.
Estrutura do Sistema Operacional
O sistema operacional é subdividido em camadas, sendo eles:
Núcleo/Kernel
O Kernel é o núcleo principal do sistema operacional, ele consiste em um conjunto de procedimentos que oferecem serviços aos usuários e suas aplicações. Dentre os recursos disponíveis, podemos através do Kernel realizar o gerenciamento de memória do computador, controlar os dispositivos de entrada e saída, os arquivos e os demais programas que são executados em um computador.
Chamadas de Sistema (System Calls)
O usuário ou aplicação quando deseja solicitar algum serviço do sistema operacional, realiza uma chamada a um dos procedimentos (ou serviços) do sistema.
Aplicativos
Os aplicativos compõem uma série de programas desenvolvidos com um fim específico, como digitar um texto, montar uma planilha ou navegar na internet
[pic 1]
Figura 1 – Estrutura do Sistema Operacional
Tipos de Sistemas Operacionais
Atualmente contamos com diversos tipos de sistemas operacionais, livres ou proprietários, o fato é que cada um tem um nicho nesse mercado e atende a um determinado tipo de público e hardware específicos. A escolha do sistema operacional deve levar em consideração o tipo de trabalho, ou a finalidade que o mesmo terá. Existem sistemas operacionais voltados para servidores, computadores desktop, embarcados, enfim, é necessário fazer um levantamento de requisitos para identificar qual sistema atende melhor as tarefas que devem ser desempenhadas.
Servidor
- Microsoft Windows Server
- GNU/Linux
- OS X Server
Desktop
- Microsoft Windows
- GNU/Linux
- MacOS
Celular/Tablet
- Android
- iOS
Desafio Proposto
O computador está presente em todos os setores da sociedade. No setor educacional tornou-se uma ferramenta de apoio no desenvolvimento das atividades pedagógicas, tornando os conteúdos mais facilmente acessíveis, suportando material de natureza multimídia e tornando assim as aulas mais produtivas e diversificadas. Foi pensando nisso, que a empresa XYZ TREINAMENTOS XXI que mantém um centro de treinamentos, tomou as seguintes decisões:
- Criar uma infraestrutura adequada de tecnologia e sistemas de informação para
suportar um servidor e 100 estações de trabalho para uso em aulas práticas;
...