ATPS Sistemas Operacionais - ETAPA 2
Por: wmeneguim93 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
ETAPA 2
Instalação do Debian: o Debian 6.0 foi instalado em uma maquina virtual, o primeiro passo foi a cópia dos arquivos para instalação, e configuração da maquina. Após ter feito a cópia, surge uma tela “Choose Language” no qual será escolhido a linguagem do nosso sistema, a linguagem escolhida foi “Portuguese (Brazil)”, logo após escolher a linguagem aparece outra tela perguntando em que pais estou, foi escolhido o “Brasil”.
Em seguida é carregada a tela pedindo para selecionarmos o layout de teclado, foi escolhido “Português Brasileiro (layout ABNT2)”. O sistema irá tentar detectar o hardware. A seguinte tela pede para configurar manualmente a rede, você pode escolher entre configurar a rede agora ou depois, optamos por depois, na próxima tela iremos escolher o nome da maquina, foi escolhido um nome qualquer.
O próximo passo será a partição de disco, a tela seguinte é tem uma visão geral do
HD, partições, foi selecionado o disco livre, e a opção “Criar uma nova partição”, após selecionar essa opção é definido se a partição vai ser “Primária ou Lógica”, após selecionar perguntará se deseja “Gravar as mudanças nos discos” pressione “Sim” e o sistema formatara as partições.
O próximo passo é a instalação do sistema e a criação de usuário, após a instalação ser concluída é configurado o fuso horário, depois a senha de super-usuário, em seguida o nome do primeiro usuário e a senha, e pronto o sistema operacional está criado.
Instalação do Ubuntu: O Ubuntu desktop 12.10 também foi instalado em uma maquina virtual, o primeiro passo é selecionar o idioma do sistema operacional, após selecionar
“Português do Brasil” é exibida a tela de pré-requisitos para que a instalação possa continuar, a seguinte tela mostra o HD, onde será instalado o sistema operacional, após definir o tamanho desejado, é escolhido a opção “Instalar agora” onde é feita a copia dos arquivos e as definição, “Onde você esta?,Layout do Teclado, Nome de usuário e senha” após ser feita a cópia e instalação do sistema operacional, será exibido a tela para reiniciar o computador, em seguida após ser reiniciado o sistema está pronto para uso.
Relatório 02: Gerenciamento de Processos e Threads:
2.1 Política de Gerenciamento de Processador:
Processo e Threads: O processo pode ser entendido como um programa em execução, e para que a concorrência entre os programas possa executar sem problemas, é necessário que todas informações sejam guardadas, para quando voltar a usá-los, não faltar informação para dar continuação ao processamento. O processo é composto por:
- Contexto de Hardware: armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, no instante que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto do hardware do processo.
- Contexto de Software: São especificados limites e características dos recursos que podem ser alocados pelo processo, o contexto de software é composto por três grupos de informação.
- Identificação: Cada processo recebe um numero (PID – process identification). Através dele é possível fazer referencia a qualquer processo existente. O processo também possui identificação de usuário ou processo que o criou denominado (UID – user identification).
- Quotas: é o limite de cada recurso do sistema que um processo pode alocar. Exemplo, n° max de arquivos abertos simultaneamente; n° max de de processos, subprocessos e threads que poder sem criados.
- Privilégios: defini o que o processo pode ou não fazer em relação ao sistema e aos outros processos.
- Espaço de Endereçamento: área da memória do processo onde instruções e dados do programa são armazenados para execução. Ele deve ser protegido dos demais processos.
Threads: É a divisão do processo principal de um programa, que podem ser executadas concorrentemente, ele é executado dentro do programa, e pode ser definido como uma subrotina de um programa, ele possui dois ambientes, o “Ambiente Monothread” que suporta apenas um programa no seu espaço de endereçamento e o “Ambiente Multithread”, que tem pelo menos um thread de execução, mas pode compartilhar o seu espaço de endereçamento com inúmeros outros threads.
2.2 Gerenciamento de Processos:
O gerenciador e monitoramento de processos nos sistemas operacionais Debian e Ubuntu escolhido por nós, pode ser realizado tanto de forma gráfica como também em linha de comandos. Para se executar o gerenciador de processos de forma gráfica deve seguir os passos
“Iniciar - Aplicativos - Sistemas - Monitor de Sistema”, já em linha de comando “Iniciar - Aplicativos - Sistemas – Terminal”.
2.3 Softwares Instalados:
Gimp 2.6 editor de imagens. Propriedades do processo (Estado – Dormindo, Uso de CPU - 0%, ID – 2953 e Memória utilizada - entre 16/17 MB)
...