ATPS - Sistemas de Banco de Dados
Por: Std8br • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.757 Palavras (12 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Curso Superior Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Atividade Avaliativa - ATPS Sistemas de Banco de Dados
Prof. Edson Feitosa
João Daniel - 1299197457
Pedro Cesar – 1298797430
Luis Felipe – 3708633872
Renan Dutra – 6203104350
Sorocaba / SP
2013
João Daniel - 1299197457
Pedro Cesar – 1298797430
Luis Felipe – 3708633872
Renan Dutra – 6203104350
ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS
Prof. Edson Feitosa
Atividade | Avaliativa: | ATPS |
apresentado | ao Curso | Superior |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da
Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como requisito para a avaliação da Disciplina Sistemas de Banco de Dados para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Sorocaba / SP
2013[pic 2]
ÍNDICE
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Etapa 1 5
Etapa 2 9
Etapa 3 11
Etapa 4 14
Conclusão 24
Referências Bibliográficas 25
1.INTRODUÇÃO[pic 3]
No desenvolvimento desta atividade procuraremos solucionar o problema da empresa LFLXZ que esta informatizando todo o processo gerencial de seu estacionamento, procurando estudar e desenvolver soluções para a estrutura do banco de dados que será utilizado pelo sistema utilizando o conceito de modelos de dados.
2.DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
PASSO 2
Comparativo entre a utilização de arquivos convencionais e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).
Ambos possuem funções básicas de armazenamento de informações que são vitais, ligadas diretamente a um ou mais sistemas na qual necessitam desses dados para funcionar. Uma das primeiras diferenças é o tamanho ocupado por esses dados, tomando como exemplo um setor administrativo de uma empresa com diversos formulários, arquivos e documentos em papel que inevitavelmente com o passar do tempo irão se multiplicar necessitando de armários e outros locais para serem armazenados e a partir desse momento criando um espaço grande para cobrir se for necessário fazer uma pesquisa ou consulta em determinados arquivos, tomando tempo e criando a possibilidade de perdê-los ou danifica-los.
Entretanto ao se utilizar um SGBD seus usuários já deverão possuir um conhecimento mais profundo para manipula-lo da maneira correta para que seu uso seja viável, porque há riscos de perda de arquivos com mau uso do SGBD que poderá comprometer a integridade de seus arquivos, sendo assim, pode-se considerar a implantação de um SGBD mais complexa. Mas se seguido todo o processo de manutenção e segurança do BD, seu uso se torna mais viável do que o uso de arquivos convencionais, diminuindo o tempo de interação com o sistema na busca e alteração dos dados, centralizando as informações e de uma forma mais organizado, ganhando espaço, tempo e confiabilidade.
PASSO 3
1.
A modelagem de dados é o inicio da criação de um banco de dados que usa um conjunto de conceitos para representar a estrutura de um banco de dados. Seu desenvolvimento parte da criação das funções, relações e restrições entre os dados, buscando uma maneira de descrever o projeto de forma mais maleável, organizada e de fácil entendimento sobre as funções do sistema e do usuário, deixando a tarefa de criação do banco de dados mais clara. Nessa modelagem de dados, modelar é criar um modelo, antecipando o comportamento diante de seus usuários, as características do banco de dados e suas funcionalidades, visando abstrair informações desnecessárias para o usuário para simplificar a interação com o banco e recriar diferentes situações para prevenir erros de programação e de execução. Tornando esse um processo essencial para o desenvolvimento do BD e do sistema, buscando evitar falhas e gastos futuros. Existem diversos modelos de dados, entre eles estão o modelo de dados relacional, de Entidade Relacionamento, baseado em objetos, de dados semiestruturado, de dados em rede e o modelo de dados hierárquico.
2.
Modelo de dados
Modelo Relacional
No modelo de dados relacional se utiliza tabelas únicas com um nome exclusivo, e cada tabela representa os dados e suas relações através de colunas com identificações únicas, e as tabelas também são chamadas de relações. O modelo relacional é baseado em registros assim como o banco de dados que também é estruturado em registros, sendo que cada tabela possui registros de um tipo especifico e cada um desses tipos define um numero fixo de atributos. Esse modelo é um dos mais utilizados atualmente, sendo que uma grande pare dos sistemas de banco de dados são baseadas no modelo relacional como o SQL por exemplo.
...