Aplicativo Mobile de Localização UNIP
Por: Tiago Vieira da Silva • 23/10/2020 • Trabalho acadêmico • 52.131 Palavras (209 Páginas) • 160 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Alberto Casteli de Lima – RA: N162GE4
Priscilla Sewaybricker Rizzardo Guimarães – RA: D48EEE8
Rodolfo Roventini Teruel – RA: D504584
Tiago Vieira da Silva – RA: N2111D7
Victor Camilo Godois Vieira – RA: D457FI7
APLICATIVO MOBILE DE LOCALIZAÇÃO UNIP
Sorocaba - SP
2017
Alberto Casteli de Lima – RA: N162GE4
Priscilla Sewaybricker Rizzardo Guimarães – RA: D48EEE8
Rodolfo Roventini Teruel – RA: D504584
Tiago Vieira da Silva – RA: N2111D7
Victor Camilo Godois Vieira – RA: D457FI7
APLICATIVO MOBILE DE LOCALIZAÇÃO UNIP
Trabalho de conclusão do semestre na forma de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientadores: Prof. Randal Gasparini, Prof. Richardson Kennedy Luz, Prof. Waldir Antonio da Silva, Prof. Robinson Luz.
Sorocaba - SP
2017
Alberto Casteli de Lima – RA: N162GE4
Priscilla Sewaybricker Rizzardo Guimarães – RA: D48EEE8
Rodolfo Roventini Teruel – RA: D504584
Tiago Vieira da Silva – RA: N2111D7
Victor Camilo Godois Vieira – RA: D457FI7
APLICATIVO MOBILE DE LOCALIZAÇÃO UNIP
Trabalho de conclusão do semestre na forma de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Notas: ________
_____________________________/____/____
Nome do Professor
Universidade Paulista
_____________________________/____/____
Nome do Professor
Universidade Paulista
_____________________________/____/____
Nome do Professor
Universidade Paulista
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar alunos e a comunidade na localização de salas, laboratórios, auditórios, consultórios, entre outros. O projeto visa o desenvolvimento de um Aplicativo Mobile que auxilia os alunos na localização destes lugares, com interface simples que funciona no sistema operacional Android, pelo qual facilita sua utilização e visualização.
Palavras Chaves: android, aplicativo mobile.
ABSTRACT
This project was developed with objective of assisting students and the community to locating classes, laboratories, auditoriums, offices, and others. The project was created as a Mobile Application to assist students in locating their places with a simple interface, which works on Android operating system. The information is well-arranged, simple use and well-visualized to end users.
Key Words: android, mobile application.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
1.1 Fluxograma 8
1.2 Diagrama de blocos / fluxo 9
1.3 Português Estruturado e Linguagem de Programação C# 11
1.4 Software 16
1.5 Modelo de Projeto 16
2. Redes 19
2.1 WAN 20
2.2 LAN 21
2.3 Avaliação para criação de um projeto de Redes 21
3. Conceitos matemáticos 24
3.1 Estatística 24
3.2 Custos com o projeto 24
4. Tecnologias aplicadas ao projeto 26
4.1 HTML 26
4.2 CSS 26
4.3 jQuery 27
4.4 Phone Gap 28
4.5 Web Service 29
6. Resultados 30
6.1 Etapas 30
7. Dificuldades encontradas 34
Conclusão 35
Referências Bibliográficas 36
Anexos 38
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução dos dispositivos móveis, diariamente novos modelos são fabricados e inseridos no mercado que se aproxima a três bilhões de dispositivos o que torna isso uma tendência sem precedentes. Esse fato aliado a necessidade do cotidiano, deram surgimento aos aplicativos para dispositivos móveis que surgem numa proporção gigantesca (MICROSOFT, 2017).
Os aplicativos móveis, conhecidos pela abreviação “app”, são softwares desenvolvidos para um dispositivo eletrônico móvel, como telefone celular, smartphone, tablets, entre outros. Cada smartphone está equipado com um sistema operacional, pode ser: Android, IOS, Windows Phone, Black Berry, Bada, entre outros. Alguns aplicativos vêm instalados direto de fábrica, ou são baixados pelos clientes de várias plataformas de distribuição de software móvel ou aplicativos da web entregues por HTTP que usam processamento do lado do servidor ou do cliente (por exemplo, JavaScript) para fornecer uma experiência "aplicativo" dentro de um navegador da Web (CONHECIMENTOGERAL, 2017).
Os aplicativos podem ser instalados nos dispositivos, através de uma loja on-line, que irá variar de acordo com a marca e sistema, tais como: Google Play (Android), App Store (iOS) ou Windows Phone Store (Windows), entre outros. Uma parte dos aplicativos disponíveis são gratuitos, enquanto outros são pagos (CONHECIMENTOGERAL, 2017).
Essa variedade de sistemas operacionais ou plataformas podem trazer um grande desafio na hora do desenvolvimento, pois cada sistema tem a sua arquitetura o que implica diretamente nos seus comandos e também na linguagem nativa para desenvolver seus softwares (DEVMEDIA, 2017).
...