Arquitetura das Coisas de Hoje
Por: celloms • 27/2/2016 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
.............................................................................................................
1. Descrever e explicar:
· 5 características para a tecnologia SCSI
- No barramento SCSI existem transmissões assíncronas e síncronas. O primeiro permite ao iniciador enviar um comando e aguardar uma resposta em todas as operações. O segundo funciona de maneira semelhante, mas é capaz de enviar vários comandos antes mesmo de receber a resposta do anterior.
- Custo elevado.
- Para funcionar no computador, o SCSI precisa de um dispositivo conhecido como "host adapter".
- Alta taxa de transferência.
- Fornece co-existência com SAS.
Os discos SCSI não são diferentes dos anteriores em relação ao modo como cilindros, trilhas e setores são organizados, porém diferem a interface e as taxas de transmissão. Esta tecnologia foi criada por Howard hugart, o inventor do disco flexível, em 1979 e em 1986 a ANSI padronizou com o nome de SCSI (scuzzi). As altas taxas de transferência fez com que os discos SCSI se tornassem padrão de grande parte das estações de trabalho Unix da SUN, HP, entre outras.
A SCSI não é apenas uma interface de disco rígido, mas um barramento que suporta a conexão de outros dispositivos como scanner, unidades de fita e outros periféricos SCSI. Cada dispositivo recebe um ID, esta vai até 15 no total e tem dois conectores (entrada e saída). A saída conecta a entrada do outro dispositivo e o ultimo deve ser terminado para evitar reflexões das extremidades do barramento SCSI interfira com outros dados no barramento.
· 5 características para a tecnologia SATA
- Os cabos são mais compactos e mais baratos.
- O padrão Serial ATA usa o esquema de codificação conhecido como 8B/10B, também usado na Fast Ethernet.
- Hot swapping - pode ser trocado a "quente", ou seja, enquanto está ligado.
- Reconhece os dispositivos de imediato após serem conectados.
- SATA usa apenas 4 sinais de linhas.
A SATA ou Serial ATA é a nova tecnologia de disco criada em 2003 e veio para substituir a IDE, ATA. Como o nome mesmo já diz, é uma tecnologia serial, ou seja, 1 bit por vez que consegue frequência maiores e com isso, transmitir mais rápido os dados em seu barramento. Isso acontece, pois na IDE apesar de ser uma transmissão paralela, ocorre interferência eletromagnéticas entre as vias, causando ruídos nos dados e deixando a transmissão mais lenta.
A interface SATA não tem esse problema por transmitir 1 bit de cada vez, assim permitindo trabalhar em frequências maiores e não por acaso que a comunicação entre processadores e seus periféricos sejam serial.
Após a criação da SATA, a ATA passou a ser chamada de PATA (a letra ’p’ de paralela) para diferenciar da nova tecnologia. O cabo mais comum tem 7 fios (pinos), 3 pinos são terras e os outros 3 pinos são os dois canais separados usados para a transmissão de dados diferencial.
· 5 características para a tecnologia SAS
- Compatível com os atuais ambientes SCSI, seja software ou middleware.
- Melhorias na performance e confiabilidade.
- Capacidade de redundância de cabos no mesmo disco.
- Interface serial ponto-a-ponto de simples cabeamento.
- Possibilidade de aumento de configuração e performance.
A tecnologia SAS (Serial Attached SCSI) como nome já diz é uma tecnologia que faz uso dos comandos SCSI, porém de forma serializada. Ela tem compatibilidade com a SATA e pode tornar um projeto mais barato se utilizar SAS com SATA.
O objetivo de sua existência é a de obter maior agilidade na transmissão dos dados, junto com a confiabilidade, gerenciamento e o alto desempenho em aplicações que exige certo paralelismo que apenas a tecnologia SCSI proporciona. Ela resolve problemas de entrada/saída e conexão direta que a SCSI tradicional não atende.
A SAS tem conexão dedicada ou exclusiva para evitar concorrência, porém pode ser compartilhada e ela elimina a perda de sincronismo (clock skew). Sua grande vantagem em relação ao padrão Serial SCSI existente atualmente (Fibre Channel, FC) é que ele permite o uso de discos de várias taxas de transmissão, usando a taxa máxima do dispositivo.
...