As Ferramentas Case UML
Por: Thays Lino • 12/8/2019 • Trabalho acadêmico • 636 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
As ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering) tem como finalidade o auxílio às atividades (seja na implantação ou na metodologia de desenvolvimento do sistema) tanto de engenharia de software como análise de sistemas, o que envolve recursos para alguma gerência, a própria análise de requisitos, a modelagem, o desenvolvimento e principalmente a manutenção de software. O uso de ferramentas CASE trazem impactos positivos e negativos na construção de um software em geral podendo ser exemplificados como:
- Impactos positivos:
- A produtividade aumenta;
- Garantia de qualidade na entrega final do produto;
- Códigos de programação menores;
- Tomada de decisões mais rápidas;
- O retrabalho no software quando necessário é mais fácil;
- Melhora e reduz os custos em manutenção do software;
- Se tem mais facilidade em desenvolver o projeto;
- Impactos negativos:
- É necessário ter uma formação na equipe sobre a ferramenta;
- Tem incompatibilidade entre ferramentas.
Serão abordados nos próximos tópicos sobre duas principais ferramentas CASE para UML totalmente gratuitas.
2.1. DIA
O DIA foi inspirado pelo programa de versão comercial do Windows, o Visio. Segundo Vieira (2004), o DIA é baseado em gtk+ para criação de diagramas, liberado sob a licença GPL (Licença Pública Geral GNU). Faz parte do projeto GNOME, atualmente possui objetos especiais para ajudar a desenhar diagramas de relacionamento de entidade, diagramas UML, fluxogramas, diagrama de rede e alguns outros diagramas, também tenho suporte a novas formas como escrever arquivos XML simples e até mesmo exportar para outros tipos de formatos conforme figura 1 e 2.
Com a utilização do Dia podem ser criados a maioria dos Diagramas da UML, a estrutura e a união dos componentes/objetos utilizados na modelagem UML, os arquivos podem ser exportados para arquivos gráficos e os diagramas podem ter componentes ou objetos de outras estruturas, como fluxograma. A seguir imagens que mostram a Interface do software.
Em relação aos pontos positivos desse software, é possível citar que é gratuito e de fácil usabilidade, em relação aos pontos negativos, existe pouca documentação de como utilizá-lo da melhor forma possível aproveitando todos os seus recursos.
2.2. ArgoUML
O ArgoUML é uma ferramenta livre escrita totalmente em Java e tem suporte à maioria dos diagramas do padrão UML 1.4 (Diagramas de classe, de estado, de atividades, de casos de usos, de colaboração, de utilização/componentes e de sequência) e consegue gerar código para várias linguagens como PHP, Java, C++ e Ruby. Para Lozano (2008), o grande diferencial do software em relação a outras ferramentas CASE são os recursos cognitivos embutidos no produtos. Ou seja, ao invés de ser apenas um documentador, ou diagramador ou gerador de código, o ArgoUML tem como finalidade orientar e auxiliar quem está desenvolvendo, já que consegue criar várias regras que são aplicadas continuamente com a verificação de inconsistências, erros comuns que podem surgir e os possíveis passos a serem executados.
...