CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIDADE EM BETIM
Por: pablo.costa01 • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 6.220 Palavras (25 Páginas) • 293 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ICEI – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIDADE EM BETIM
Claudio da Silva Pena
Fabrício Sávio Mateus
Lucas Lourenço De Lima
Pablo Henrique de Abreu Costa
BITCOIN: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MOEDA DO FUTURO
Betim-MG
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.2 Objetivos 4
1.2.1 Objetivo geral 5
1.2.2 Objetivos específicos 5
1.3 Justificativa 5
1.4 Metodologia 6
1.5 Trabalhos Relacionados 6
1.6 Estrutura do trabalho 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA 7
3.1 Problemas encontrados 7
3.2 Propostas e Soluções 8
3.3 Resultados esperados 8
4 A MOEDA 9
4.1 Contexto histórico e o surgimento da moeda 9
4.2 Sistema computacional e a internet 10
4.2.1 Digitalização dos mercados e financeiros 10
4.2.2 Conexão peer-to-peer ou P2P 11
4.3 Bitcoin 12
4.3.1 Origem 12
4.3.2 Como funciona 13
5 VANTAGENS E DESVANTAGENS 15
5.1 Vantagens 15
5.1.1 Custos menores 15
5.1.2 Liberdade de pagamento 16
5.1.3 Transparente e neutro 16
5.2 Desvantagens 16
5.2.1 Volatilidade 16
6 SEGURANÇA 16
6.1 Segurança nas carteiras 17
6..2 Roubo de bitcoins 17
7 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
ANEXO A – Exemplo de formulário de pesquisa 22
ANEXO B – Empresas pesquisadas através do formulário de pesquisa bitcoin 23
1 INTRODUÇÃO
Após algumas tentativas sem sucesso de introduzir na economia uma moeda que utilizasse toda a tecnologia computacional e facilitasse diversos diários das pessoas como pagamentos e transações diversas, conseguiu-se criar o bitcoin. É uma moeda virtual para transações financeiras sem que haja intermediação de bancos ou autoridades financeiras. Não há um “dono” e o sistema é aberto a qualquer um. A moeda foi introduzida ao mundo de uma forma menos promissora, mas sobre grandes expectativas.
Inicialmente, a compreensão de bitcoin não é uma missão tão simples. Uma tecnologia inovadora que carrega conceitos de diferentes campos do conhecimento humano e, além disso, rompe inúmeros preceitos. Explicar o fenômeno pode ser uma missão ingrata. O dinheiro como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta está presente desde muito tempo nas relações comerciais da sociedade. A ideia de que o Estado é o detentor do poder legítimo de emitir moeda e controlar as relações de troca é algo que foi culturalmente criado, parecendo muitas vezes um fato natural.
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar como uma moeda descentralizada funcionaria na sociedade contemporânea. Com o avanço tecnológico, muitos fatores que anos atrás pareciam fantasiosos agora já são passíveis de ocorrer, como é o caso do uso de moedas virtuais. Anteriormente, existiam diversos elementos considerados críticos pra uma efetivação do projeto desejado de um sistema monetário descentralizado. Essas dificuldades, altos custos e precariedade da engenharia matemática computacional, foram suplantados com o progresso tecnológico e mais diretamente com o aumento da agilidade das trocas de informações.
Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde é possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, ela funciona como dinheiro para a Internet.
Nos bastidores, a rede compartilha um registro público chamado de cadeia de bloco ou "block chain". Este registro contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de bitcoins de seus próprios endereços bitcoin. Além disso, qualquer um pode processar transações, usando o poder de computação de hardware especializado e ganhar uma recompensa em bitcoins por este serviço. Isso é muitas vezes chamado de mineração.
Existe um número crescente de empresas e indivíduos usando bitcoin. Isso incluindo estabelecimentos tradicionais como restaurantes, apartamentos, escritórios de advocacia e serviços populares on-line como Namecheap, WordPress, Reddit e Flattr. Enquanto bitcoin continua a ser um fenômeno relativamente novo, ele está crescendo rapidamente. No final de agosto de 2013, o valor de todos os bitcoins em circulação excediam 1.5 bilhões de dólares americanos, sendo que 1.5 milhões de dólares em bitcoins são usados diariamente (https/:bitcoin.org).
...