Camadas do Windows
Por: Bruno PC • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 675 Visualizações
Nome: Bruno Pasquotto Casagrande
RGM: 1532134-7 [pic 1]
HAL (Camada de Abstração de Hardware) – O HAL é uma camada entre o hardware o software.
Sua função é oferecer ao resto do SO hardwares abstratos que ocultam os detalhes de versões de processadores. Ele permite que um driver de dispositivo dar suporte a um dispositivo em plataformas de hardware diferentes. Ofereci um serviço para identificar dispositivos mapeando os endereços dos dispositivos de um dado barramento, identifica as interrupções no âmbito do sistema, configura e gerencia as transferências do DMA de maneira independente, gerencia relógios e temporizadores de forma portátil.
Fornece sincronização, como travas de espera ocupada(spin-locks) e depois que o sistema é inicializado informa o BIOS e inspeciona a memória CMOS de configuração.
Kernel – Ele fica entre o HAL e o Executivo e fornece sincronização de multiprocessador, thread que é executado até que uma interrupção sinalize que é o momento de trocar, esperar a conclusão de uma operação de E/S ou a liberação de um bloqueio ou quando um thread de prioridade alta se torna executável. Também é responsável por iniciar os drivers de dispositivos que são necessários para o funcionamento operacional. O kernel normalmente age como gestor do processo.
Gerentes – Os gerentes estão na camada Executivo e entre eles estão:
Gerenciador de objetos: gerencia a maior parte do objetos interessantes do modo kernel usados na camada executiva como processos, threads, arquivos, dispositivos de E/S e drivers, entre outros. Ele gerencia a alocação e liberação de memória para objetos, contabilização de cota, da suporte de acesso a objetos usando manipuladores.
Gerenciador de E/S: ele da suporte para a execução de drivers de dispositivos no modo usuário, fazendo uma tradução do que é feito no modo usuário e passando os comandos para os drivers. Ele pode incorporar drivers de baixo nível que manipulam o hardware e tem um gerenciador de cache para melhorar o desempenho.
Gerenciador de processos: gerencia a criação e a finalização de processos e threads, incluindo estabelecer as politicas e parâmetros que os governam.
Gerenciador de memória: gerencia o mapeamento de páginas virtuais para os quadros de páginas físicas. Também fornece recursos especiais para aplicações de grandes servidores como banco de dados e componentes de tempo de execução de linguagens de programação como os coletores de lixo.
Modo Usuário – é composto de subsistemas que utilizam dispositivos de E/S para passar comandos aos drivers de modo kernel através do gerenciador de E/S. Os subsistemas foram feitos para executar aplicativos escritos para diferentes tipos de SO, não podendo acessar diretamente o hardware, apenas através do gerenciador de memória.
Bibliografia
TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos.3. ed. Rio de Janeiro: Ltc/Prentice Hall/Pearson 2010.
...